Atacante chileno do Atlético, Eduardo Vargas se manifestou nesse domingo (1º) em carta publicada nas redes sociais e indicou que está de saída do Galo. Foi a primeira manifestação de um jogador do elenco a respeito da continuidade ou não para 2025, sendo que outros também devem sair.
O clube já tinha a intenção de não seguir com Vargas, que verá seu contrato expirar ao fim de 2024. Ele está no Galo desde 2020 e vive entre o amor e o ódio com a torcida do Atlético.
“Hoje está sendo um dia difícil. Não é fácil ver nosso sonho indo embora diante dos nossos olhos. Muitas vezes é difícil entender a vontade de Deus, mas é Ele quem sabe de todas as coisas, e eu continuarei temente a Ele”, disse Vargas, um dia após o vice-campeonato da Copa Libertadores.
“Infelizmente, não conseguimos a vitória, mas saibam que entreguei o meu melhor e deixei tudo de mim naquele campo. Procurei, corri, briguei e, lamentavelmente, nos faltou sorte”, complementou. Na sequência, Vargas se despediu.
“Gostaria de aproveitar esta mensagem para deixar meu agradecimento ao Clube Atlético Mineiro por estes anos aqui. Aos que sempre me apoiaram, deixo o meu muito obrigado. E aos que muito me criticaram e sempre me colocaram como vilão, vocês me fizeram mais forte e me ajudaram a encontrar a Deus”, finalizou.
O “Turbo Man” foi importante em diversos títulos, inclusive nos anos de 2021 e 2022, mas desde 2023 tem sido preterido.
Em 2024, Vargas teve lampejos e fez nove gols em 36 jogos, sendo 27 como reserva. Apesar do fim em baixa, o atacante da Seleção Chilena já marcou época com a camisa do Galo.
Afinal, foram 165 jogos pelo Atlético ao todo, com 33 gols, 15 assistências e sete títulos, entre eles um Campeonato Brasileiro e uma Copa do Brasil, ambos em 2021.
Alan Kardec e Mariano
Os experientes Alan Kardec, centroavante, e Mariano, lateral-direito, vivem situação semelhante à de Vargas. Eles são reservas e, ao fim de 2024, verão o contrato expirar. Os dois não devem ter o vínculo renovado.
Mariano está na segunda passagem pelo Galo e também fez história pelo clube, com os mesmos sete títulos de Vargas no currículo como atleticano.
Contudo, o jogador foi pouco utilizado por Milito, o que indica a saída em 2025 - 22 jogos, sendo 13 como titular. A aposentadoria do experiente defensor de 38 anos a partir de 2025 é um desfecho possível.
Já Kardec, no Atlético desde junho de 2022, de 35 anos, tem passagem marcada por lesões. Isso reflete no número de jogos e gols: 53 partidas e somente quatro tentos anotados, com uma assistência.
Em 2024, Kardec chegou a ser considerado fora dos planos, mas depois retomou o posto de opção para Milito. A falta de confiança no centroavante fez com que o Atlético contratasse, em agosto, o atacante Deyverson.
Outro que deve deixar o Galo é o jovem meia de 21 anos Robert Santos. Ele tem contexto diferente dos demais, pois está emprestado pelo Athletic desde março até o fim do ano.
O Galo tem opção de compra. Contudo, o jogador atuou somente três vezes e luta por novas oportunidades para seguir no clube.
Lemos e Rabello
Dois zagueiros têm contrato até o fim de 2025, mas devem procurar novos clubes no ano que vem: Igor Rabello e o uruguaio Mauricio Lemos.
Rabello, de 29 anos, está no Galo desde 2019, mas sofreu com lesões a partir de 2020 e teve dificuldades para se firmar no time titular. Em 2024, foram 25 jogos, 13 como titular.
Já Lemos, de 28 anos, chegou ao Galo em 2023, quando foi bem utilizado. Já em 2024, o jogador foi encostado. Foram somente 16 partidas, sendo 11 como titular.
Bruno Fuchs
Mesmo considerado reserva, o zagueiro Bruno Fuchs, de 25 anos, deve permanecer. Isso porque o jogador, emprestado pelo CSKA de Moscou-RUS, atingiu metas no contrato, o que obrigará ao Atlético comprar uma parcela dos direitos do atleta.
Desta forma, ele deve seguir no Galo para 2025. O empréstimo vai até o fim de 2025, e o vínculo com o CSKA até o fim de junho de 2026. Em 2024, Fuchs fez 45 jogos, sendo 39 como titular.
Everson sai?
Goleiro do Atlético desde 2020, Everson, nome histórico para o Atlético com os títulos desde então e seguro como titular, tem uma proposta tentadora para atuar pelo Bahia a partir de 2025. A princípio, ele receberia R$ 1 milhão por mês, em um vínculo de três anos com o Tricolor.
O goleiro de 34 anos tem contrato até o fim de 2025, mas o Galo já busca uma alternativa à proposta do Bahia. O reserva de Everson é Matheus Mendes, de 25 anos, formado no Atlético, que tem 19 jogos pelo clube e sempre foi o suplente.
Atlético
O Atlético, do técnico argentino Gabriel Milito, disputará Campeonato Mineiro, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro em 2025, sendo a primeira vez em quatro anos que o time não estará na Copa Libertadores.
Ainda restam dois jogos para a conclusão da temporada 2024. O Atlético enfrentará o Vasco da Gama na quarta-feira (4), às 19h, em São Januário, no Rio de Janeiro, e Athletico-PR no próximo domingo (8), às 16h, em Belo Horizonte.
As partidas serão pelas rodadas 37 e 38 do Campeonato Brasileiro. O Galo ainda busca confirmar a vaga na Copa Sul-Americana de 2025.