Dez capitais brasileiras devem começar a vacinar crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19 nesta segunda-feira (17), entre elas São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba.
As demais são Maceió, Goiânia, Manaus, Belém, Rio Branco, Macapá e Porto Velho. Em Cuiabá e Teresina, terá início apenas o pré-cadastro nesta segunda.
De acordo com a orientação do governo federal, a vacinação infantil ocorrerá:
Em ordem decrescente de idade (das crianças mais velhas para as mais novas), com prioridade para quem tem comorbidade ou deficiência permanente e para crianças quilombolas e indígenas
Sem necessidade de autorização por escrito, desde que pai, mãe ou responsável acompanhe a criança no momento da vacinação
Com intervalo de oito semanas – um prazo maior que o previsto na bula, de três semanas.
A recomendação é entrar nos sites das respectivas secretarias de saúde para saber se é preciso fazer cadastro antecipado e onde são os pontos de vacinação.
Outras capitais começaram a vacinação infantil no sábado (15): Salvador, Florianópolis, Belo Horizonte, Recife, Fortaleza, Vitória, São Luís e Aracaju. No domingo (16), a imunização de crianças teve início em Brasília e João Pessoa.