' SÓ UM MILAGRE ' DIZ AVÓ DE JOVEM FLAGRADA COM COCAÍNA DESEMBARCAR NA TAILÂNDIA
Principais notícias do Dia
Publicado em 28/02/2022

Mais de 3 mil brasileiros estão detidos em presídios espalhados pelo mundo. Só na Ásia, são mais de 270. Em fevereiro de 2022, o número aumentou, depois que uma jovem de 21 anos e um rapaz de 24 foram presos na Tailândia, flagrados com cocaína ao desembarcarem no aeroporto de Bangcoc.

Foi no meio da madrugada do dia 14 de fevereiro que a vida de uma família do interior de Minas Gerais começou a mudar.

“Mariana, bom dia. Olha, aqui é a Mary. Deixa eu te falar: eu estou presa, eu estou presa aqui na Tailândia. Ver aqui para mim, se consegue falar com a embaixada aqui da Tailândia, colocar um advogado aqui. Estou indo para delegacia agora”, disse Mary Hellen em áudio enviado para a irmã Mariana.

Mary Hellen Coelho da Silva, de 21 anos, foi detida no aeroporto da capital do Reino da Tailândia. Ela estava chegando do Brasil - junto com um homem não identificado – e tentou entrar no país do sudeste asiático com 14 quilos de cocaína nas bagagens.

Mariana, irmã de Mary Hellen, diz não saber como a irmã foi parar na Tailândia.

“Você imagina a gente, a família, você recebe um áudio desse, tira sua paz. Tem uns 15 dias que eu já não sei o que quer é por a cabeça no travesseiro e deitar para dormir”, conta.

Mary Hellen tem uma ligação muito forte com os avós. Especialmente com o Seu Francisco, na cama há sete anos por conta de um AVC. O casal veterano praticamente criou os netos. Jovita Moraes Coelho, avó de Mary Hellen, conta que a neta sempre aceitou a simplicidade.

“É uma menina, calma, muito amorosa. Não deixava a gente assim passar uma semana sem ver o avô, a avó”, conta Dona Jovita.

Com 16 para 17 anos, Mary Hellen parou de estudar para trabalhar. Mary Hellen havia voltado para o ensino fundamental. Era auxiliar de cozinha em uma churrascaria de Pouso Alegre. O foco estava no sonho de tirar carteira, comprar uma moto. Também saia para as baladas - às vezes, fora da cidade.

Mas na última viagem, Mary Hellen não saiu para uma festa. Disse que ia para Curitiba, encontrar um rapaz que conheceu na internet. Para um dos advogados que estão ajudando a família, sem cobrar honorários, esse rapaz do encontro de Curitiba deve ser a pessoa que recrutou Mary Hellen para o tráfico.

“E agora, com o advento da internet, isso se tornou muito mais perigoso, porque aquele conto do príncipe encantado tem uma nova roupagem. Então, muitas vezes essas meninas ou até os rapazes são iludidos”, diz o advogado Telêncio Marrace.

A família aguarda que ela possa entrar em contato para esclarecer o que aconteceu. Por enquanto, Mary Hellen está cumprindo isolamento no presidio em Bangcoc por causa da pandemia.

A Tailândia é um dos países onde o tráfico de drogas pode ser punido com pena de morte, dependendo da quantidade e das circunstâncias. A única esperança de penas menos pesadas é um favor real. Como a Tailândia é uma monarquia, o rei costuma diminuir penas uma vez por ano.

“Existe, sim, alguma esperança por conta do perdão real, que é comum lá”, afirma Kaely Moreira da Silva, advogada de Mary Hellen.

“Só um milagre. É difícil, viu?”, lamenta a avó de Mary Helen.

 

Comentários