Uma mulher vítima de violência doméstica utilizou uma forma inusitada para pedir socorro ao Centro Integrado de Operações (Ciop), no Pará. Na ligação para o 190, canal de denúncia de urgência e emergência, a vítima pediu açaí para informar que precisava de ajuda.
Após identificar que poderia se tratar de um caso de violência doméstica, uma viatura da Polícia Militar do Pará foi até o local. Os policiais socorreram a vítima e o agressor foi conduzido à Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam).
O caso ocorreu na quarta-feira (23), em Ananindeua, região metropolitana de Belém. De janeiro a março de 2022, mais de 2.500 chamadas de violência doméstica foram feitas ao Ciop.
Atendimento
Durante a ligação, a vítima sinalizou ajuda ao atendente, simulando que estava pedindo algo para ser entregue no domicílio. Confira como aconteceu a ligação:
- Atendente: "Ciop, bom dia, como posso ajudá-lo?"
- Vitima: "Oi, alô, tem açaí, tem?"
- Atendente: "Senhora, você estabeleceu contato com a polícia militar e o corpo de bombeiros. Como podemos ajudá-la?"
- Vitima: "Tem açaí? Quanto tá? Vou lhe mandar o endereço."
- Atendente: "Repasse o endereço. A senhora está ciente que está mantendo contato com a polícia militar e o corpo de bombeiros?"
- Vitima: "Sim"
- Atendente: "A senhora está em perigo? O que está acontecendo?"
- Vitima: "A senhora já anotou o endereço?"
- Atendente: "Anotado. A senhora está em perigo? "
- Vitima: "Uhum"
- Atendente: "A senhora está sozinha na casa?"
- Vítima: "Não"
- Atendente: "Tem como a senhora identificar para a viatura?"
- Vítima: "Tem"
- Atendente: "Assim que a senhora visualizar a viatura, por gentileza, se identifique. A ocorrência foi registrada Foi solicitado apoio".
- Vítima: "Tá bom, obrigada."
“Diante das respostas secas e diretas pude identificar que se tratava de uma ligação verídica. Imediatamente, direcionei a ligação ao despachante, que deslocou a viatura ao local”, contou a atendente do Ciop.
Uma viatura da Polícia Militar foi logo enviada ao local. O agressor já havia saído da casa, mas os policiais fizeram ronda pela área e o encontraram. Ele foi conduzido à unidade policial.
A vítima passou a integrar o programa de medidas protetivas e vai passar por acompanhamento e orientação das equipes policiais.
O secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social do Pará, Ualame Machado, fala da importância da denúncia e do treinamento dos atendentes para decodificar as mensagens passadas nas chamadas ao 190.
“Ao fazer o pedido de açaí, os nossos agentes, como são treinados para qualquer tipo de situação que envolva uma violência, e também para decodificar qualquer mensagem que possa estar subentendida, perceberam que ali estava sendo feito um pedido de ajuda”, afirma o titular da Segup.