RÚSSIA ELEVA AMEAÇA AO OCIDENTE E DIZ QUE INTERFERÊNCIA TERÁ RESPOSTA ' FULMINANTE '
Principais notícias do Dia
Publicado em 29/04/2022

A Rússia alertou o Ocidente de que haverá uma resposta militar dura a qualquer novo ataque ao território russo, acusando os EUA e seus aliados europeus de incitar abertamente a Ucrânia a atacar a Rússia.

"No Ocidente, eles estão incitando abertamente Kiev para atacar a Rússia, inclusive com o uso de armas recebidas de países da Otan", disse a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores russo, Maria Zakharova.

A invasão russa da Ucrânia matou milhares de pessoas, desalojou milhões e levantou o medo do confronto mais sério entre a Rússia e os EUA desde a Crise dos Mísseis Cubanos de 1962.

Dois meses desde que invadiu a Ucrânia, a Rússia relatou nos últimos dias o que diz ser uma série de ataques das forças ucranianas às regiões russas que fazem fronteira com o país.

Otan alerta que guerra na Ucrânia pode durar anos

A Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) está pronta para apoiar a Ucrânia durante anos na guerra contra a Rússia, inclusive ajudando Kiev a substituir antigas armas da era soviética por modernos equipamentos militares ocidentais, afirmou o secretário-geral da aliança militar, Jens Stoltenberg, nesta quinta-feira (28/04).

Ele deu a declaração após o Kremlin afirmar que o fornecimento de armas ocidentais à Ucrânia, incluindo armamentos pesados, representa uma ameaça à segurança do continente europeu e "provoca instabilidade".

A Rússia confirmou que atacou Kiev, capital da Ucrânia, na quinta-feira (28) com armas de alta precisão durante a visita do secretário-geral da ONU, António Guterres.

"Armas de alta precisão e longo alcance das Forças Aeroespaciais Russas destruíram os prédios de produção do míssil Artyom e da empresa em Kiev", afirmou o ministério russo da Defesa.

Ao menos uma pessoa morreu durante o bombardeio, anunciou nesta sexta-feira (29) o prefeito da capital ucraniana, Vitali Klitschko.

O ataque de quinta-feira foi o primeiro desde meados de abril em Kiev e aconteceu durante a visita do secretário-geral da ONU a Bucha e outras localidades na periferia de Kiev.

A Ucrânia acusa as tropas russas de crimes contra civis nestas localidades, o que a Rússia nega.

Ucrânia reconhece que suas tropas tiveram muitas perdas, mas diz que as da Rússia foram ainda pior

Tendo falhado na tentativa de tomar Kiev, a capital da Ucrânia, agora a Rússia concentra esforços no leste, na região de Donbas. O conselheiro da presidência ucraniano, Oleksiy Arestovych, reconheceu que perderam o controle de algumas cidades e vilarejos, mas disse que as tropas russas estão tendo um custo muito grande nessa invasão.

"Tivemos perdas terríveis, mas as dos russos são muito muito maiores. Eles estão tendo perdas colossais", disse Arestovych nesta sexta.

Comentários