A Polícia Federal (PF) apreendeu nesta quarta-feira 77 kg de ouro sem procedência em Sorocaba, no interior de São Paulo. O carregamento, avaliado em cerca de R$ 23 milhões, era transportado em uma aeronave por seis brasileiros, detidos na operação.
Segundo a PF, após monitorarem o pouso de um avião particular modelo King Air, no Aeroporto Estadual de Sorocaba, agentes abordaram dois carros na rodovia Castelo Branco, em direção à capital paulista. Nos veículos, foram encontradas três malas contendo barras de ouro. Uma quarta mala com uma série de documentos também foi apreendida.
De acordo com esses documentos, que serão analisados pelas autoridades, o ouro seria proveniente do Mato Grosso e do Pará. O GLOBO apurou que o minério é oriundo de terras indígenas. O metal foi encaminhado para realização de perícia em um laboratório específico da PF.
A aeronave, que foi apreendida na ação, era escoltada por policiais militares, segundo a Folha de S. Paulo. Um deles é tenente-coronel e está lotado na Casa Militar do Governo de São Paulo, órgão responsável pela segurança do governador. Conforme a publicação, o PM está afastado desde dezembro para cumprir licença antes de passar para a reserva.
Os suspeitos foram levados para a delegacia da PF em Sorocaba. Um inquérito foi instaurado para apurar a possível prática dos crimes de usurpação de bens da União e receptação dolosa.