PERNAMBUCO TEM SETE MORTES APÓS QUATRO DIAS DE FORTES CHUVAS
Principais notícias do Dia
Publicado em 28/05/2022

Sob alerta de grande perigo, na classificação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o estado de Pernambuco soma sete mortes em deslizamentos nos últimos quatro dias. A última aconteceu neste sábado após as tempestades que começaram na noite desta sexta-feira.

Desta vez, um jovem de 18 anos morreu soterrado após o deslizamento de uma barreira no Córrego do Jenipapo, na Zona Norte do Recife. O corpo do jovem foi encontrado por volta das 9h pelo Corpo de Bombeiros. O nome dele era Claudemir Barbosa. O acidente ocorreu na Rua Padre Antônio Prado.

Em Olinda, três pessoas morreram por conta de deslizamentos de barreiras, sendo uma no Córrego do Abacate e duas no Córrego do Abacaxi, no bairro de Águas Compridas. Além deles, um motociclista que tentou atravessar um alagamento em Peixinhos acabou sendo arrastado pela correnteza e faleceu.

Já em Jaboatão dos Guararapes, um homem que tentava resgatar um animal de estimação também acabou tragado pela correnteza e seu corpo foi encontrado no bairro da Muribeca.

A sétima vítima também foi na cidade de Recife, em Sítio dos Pintos, vítima de um deslizamento, segundo o governo de Pernambuco.

A Central de Operações da Codecipe recebeu dos municípios o registro de 516 pessoas desalojadas e 249 desabrigadas.

Em Abreu e Lima, há 16 pessoas desabrigadas e seis desalojadas. No Cabo de Santo Agostinho são 18 desalojados e em Camaragibe, 28. Jaboatão dos Guararapes contabiliza 92 desabrigados e 332 desalojados. Olinda tem 141 pessoas desabrigadas; São José da Coroa Grande registra 70 pessoas desalojadas; em Xexéu são 60 e, em Escada, há duas pessoas na mesma situação.

Previsão

O Inmet divulgou na manhã deste sábado que há o risco de chuvas superiores a 60 mm/h e que podem passar até de 100 mm/dia. “Grande risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, grandes deslizamentos de encostas, em cidades com tais áreas de risco”, apontou o relatório.

Até as 6h da manhã deste sábado, 20 municípios registraram precipitações acima de 100 mm. Entre eles, Recife (209 mm), Jaboatão dos Guararapes (215 mm) e São Lourenço da Mata (200,2 mm). Itapissuma foi a cidade com maior notificação, atingindo 318 mm.

As equipes da da Coordenadoria de Defesa Civil do Estado de Pernambuco (Codecipe) e do Corpo de Bombeiros foram reforçadas na Mata Sul, com a instalação de uma base remota em Palmares.

Comentários