O Cruzeiro está perto de anunciar a contratação do atacante Henrique Dourado, mais um centroavante para o time comandado por Pepa. Sem jogar há oito meses, desde que deixou o futebol chinês, o jogador acumula outro jejum ainda maior: o de ceifar.
Conhecido como Henrique "Ceifador" por comemorar seus gols fazendo gesto de um corte no pescoço, o atacante ficou impedido de fazer essas comemorações na Ásia.
Na época vestindo a camisa do Henan Jianye, Henrique Dourado recebeu uma recomendação do seu treinador Wang Baoshan, responsável por avisar que a comemoração poderia ser mal interpretada. Portanto, centroavante viu o gesto do ceifador ser proibido.
Apesar de não poder fazer sua comemoração tradicional, Henrique Dourado não deixou de fazer gols no futebol chinês. Foram 22 gols em 52 jogos, nas três temporadas que o atacante atuou na Ásia.
Além da comemoração ter sido "interditada", Henrique Dourado também se viu proibido de jogar na China. É que o jogador foi punido com um ano de suspensão, por ter empurrado um árbitro pelas costas. Ato que gerou sua expulsão em sua última partida pelo Henan Songshan.
Essa foi a maior punição aplicada a um atleta no futebol chinês.