POLÍCIA CIVIL CUMPRE MANDADO CONTRA ADOLESCENTE QUE AMEAÇOU MATAR MÃE E PROFESSORAS
Principais notícias do Dia
Publicado em 21/04/2023

A Polícia Civil de Minas Gerais (PC) realiza, na manhã desta quinta-feira (20), em Belo Horizonte, operação para apreender um adolescente de 13 anos que ameaçou de morte a mãe, duas professores e uma aluna da escola onde estuda.

O adolescente, segundo a Polícia Civil, teria sinalizado mais de uma vez a intenção de matar essas pessoas com uma espada Katana.

Foram cumpridos, também nesta manhã, dois mandados de busca e apreensão.

A operação acontece no mesmo dia em que a Polícia Militar de Minas Gerais (PM) fará visitas a todas as escolas do estado. Os militares vão passar em instituições de ensino particulares, municipais e estaduais. A intenção, conforme informações do tenente-coronel PM Flávio Santiago, chefe do centro de jornalismo da instituição, é dar segurança aos alunos, pais e professores sobre a presença em sala de aula neste dia 20 de abril.

Aulas normais

As aulas dos ensinos básico, fundamental e médio em Belo Horizonte acontecem normalmente nesta quinta-feira (20), tanto em escolas públicas quanto privadas. Algumas instituições organizaram manifestações pacíficas com participação de alunos e professores pedindo paz no ambiente escolar. Os protestos serão acompanhados por palestras e rodas de conversa dentro dos colégios.

O 20 de abril foi apontado como uma data de atenção para autoridades, por ser dia do massacre de Columbine e aniversário de Hitler. A data também estava presente em uma mensagem ameaçadora escrita na parede de uma escola de BH por um aluno - que já foi identificado pela polícia.

Devido às ameaças, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) decidiu promover o “Dia do Acolhimento pela Paz”, a fim de sensibilizar a comunidade escolar da rede estadual e prevenir a violência. Além disso, as escolas estaduais receberam uma cartilha com orientações para mobilização de estudantes e sugestões de atividades e oficinas pedagógicas.

Reforço

Por determinação do prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, agentes da Guarda Civil Municipal terão presença efetiva nas 323 unidades de ensino da rede municipal nesta quinta-feira (20). A equipe da Patrulha Escolar ficou encarregada de ampliar o perímetro de atuação no entorno das escolas, durante as rondas preventivas.

Tais medidas reforçam aquelas já implementadas na semana passada, quando a atuação dos guardas municipais passou a ser intensa nas escolas municipais, sobretudo no início e final dos turnos.

De acordo com o secretário municipal de Segurança e Prevenção, Genilson Zeferino, os agentes estão sendo orientados a permanecer nas escolas sempre que forem demandados pelos diretores. “Essas medidas se somam a outras, que estão sendo implementadas pelas próprias escolas”, completa.

 

Comentários