De olho na vice-liderança da Série A do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro entra em campo às 20h desta segunda-feira (22). A Raposa duela com o Cuiabá na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, Região Metropolitana de Belo Horizonte, em jogo que marca o encerramento da sétima rodada do Brasileirão.
O Cruzeiro é o quinto do Brasileiro, com 12 pontos. Em caso de vitória, a equipe chega à vice-liderança e terá 15. A pontuação é a mesma do Palmeiras, mas o time comandado pelo técnico português Pepa terá cinco vitórias, contra cinco do Verdão, primeiro critério de desempate. O líder é o Botafogo, com 18.
Já o Cuiabá quer se recuperar na Série A. O Dourado está na 18ª e antepenúltima posição, com quatro, e busca sair da zona de rebaixamento para a Segunda Divisão.
O Dourado vem de derrota por 2 a 0 para o Fluminense em 13 de maio (sábado) no Maracanã, no Rio de Janeiro, pela sexta rodada do Brasileirão. Já o Cruzeiro empatou na última quarta-feira (17) por 1 a 1 com o Grêmio, na Arena, em Porto Alegre, pela ida das oitavas de final da Copa do Brasil.
Desfalques e dúvidas
A serviço da Seleção Brasileira Sub-20, Kaiki será desfalque. Com lesão no músculo adutor da coxa direita, o meia Mateus Vital segue como ausência no Cruzeiro.
Afastado, o também volante Richard - citado pelo Ministério Público de Goiás (MP-GO) em um esquema de apostas esportivas no futebol brasileiro - continua de fora.
O volante Fernando Henrique, em fase final de transição física, é outro que continua como baixa. O lateral-direito Wesley Gasolina e o atacante Rafael Bilu estão fora do restante da temporada 2023. O primeiro rompeu o ligamento cruzado anterior (LCA) do joelho direito, enquanto Bilu rompeu o tendão de Aquiles do calcanhar esquerdo.
Já o Cuiabá, do técnico português António Oliveira, não contará com o lateral-direito Mateusinho, que cumprirá suspensão automática após receber o terceiro cartão amarelo no Brasileiro. Ele atuou no último jogo improvisado na lateral esquerda e vai ser substituído por PK - que, também suspenso, não atuou contra o Tricolor das Laranjeiras.
Já o lateral-esquerdo Uendel pode aparecer como opção no banco de reservas. Ele se recupera de cirurgia no ligamento do joelho após grave lesão.
Arena do Jacaré?
O Cruzeiro vai mandar o jogo na Arena da Jacaré após negativa do América para utilização do Independência, em Belo Horizonte, palco da maioria dos jogos da equipe celeste em 2023 até então. O Coelho alega que o gramado precisa de manutenção, o que incomodou a Raposa.
Já o Mineirão, em BH, também está inviabilizado - o estádio recebe Atlético x Athletico-PR às 19h desta terça-feira (23), pela quarta rodada do Grupo G da Copa Libertadores, e não houve tempo hábil para acordar o Gigante da Pampulha como sede para o jogo contra o Cuiabá. Além disso, o estádio recebeu um evento musical nesse fim de semana, o que danificou o gramado.
Cruzeiro x Cuiabá
Cruzeiro
Rafael Cabral; William, Luciano Castan, Lucas Oliveira e Marlon; Neto Moura, Ramiro e Wallisson (Filipe Machado); Wesley Ribeiro, Bruno Rodrigues e Gilberto. Técnico: Pepa
Cuiabá
Walter; Matheus Alexandre, Alan Empereur, Marllon e PK; Fernando Sobral, Denilson e Pablo Ceppelini; Jonathan Cafu, Wellington Silva e Deyverson. Técnico: António Oliveira
Motivo: sétima rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 22 de maio de 2023 (segunda-feira), 20h (de Brasília)
Local: Arena do Jacaré, em Sete Lagoas-MG
Árbitro: Savio Pereira Sampaio (DF)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Corrêa (RJ) e Marcelo Van Gasse (SP)
Árbitro de vídeo - VAR: Jean Pierre Lima (RS)