A polícia espanhola identificou um torcedor que proferiu insultos racistas a Vinícius Júnior nesse domingo (21). A informação foi confirmada pelo Valencia, mandante da partida disputada no estádio Mestalla, válida pela 35ª rodada do Campeonato Espanhol, e marcada pelas ofensas ao atacante do Real Madrid.
O clube informou que vai punir de forma severa todos os torcedores que tenham cometido o crime de racismo contra o jogador brasileiro. De acordo com o comunicado publicado nesta segunda-feira (22), os responsáveis serão banidos dos estádios por toda a vida.
"Desde o momento dos fatos, estão sendo analisadas todas as gravações disponíveis, trabalhando com a máxima celeridade para esclareceu o que aconteceu para atuar com rapidez e contundência", publicou.
"O Valencia CF já pediu a abertura de processo disciplinar e aplicará a máxima severidade contra os torcedores envolvidos, expulsando-os do estádio para sempre e colabora com a Polícia e as autoridades competentes para esclarecer o sucedido", seguiu.
No mesmo comunicado, o Valencia confirma que a polícia local ainda trabalha para identificar outros torcedores que tenham cometido insultos racistas a Vinícius Júnior. O clube relembra que baniu para sempre um torcedor que fez saudações fascistas em uma partida contra o Arsenal, em 2019.
Resposta a Carlo Ancelotti
Poucas horas após a partida marcada pelos ataques racistas, o diretor corporativo do Valencia, Javier Solís, rebateu Carlo Ancelotti. O treinador italiano foi contundente ao condenar os insultos. Para Solís, o técnico teria generalizado o comportamento de alguns torcedores.
"Rejeitamos frontalmente essas declarações feitas pelo treinador Ancelotti. Possivelmente, é fruto de algum erro de idioma e ter compreendido outra palavra. Obviamente, o clube condena qualquer insulto racista. Não só condena, mas está trabalhando para identificar aquelas pessoas que tenham feito algum gesto ou manifestação. Mas chamar toda uma torcida de racista é absolutamente sem sentido e o clube não pode ficar calado", disse nesse domingo (21).
Racismo contra Vini Jr.
Vini Jr. foi alvo de insultos racistas na derrota do Real por 1 a 0 para o Valencia no Mestalla, em Valência, pela 35ª rodada do Espanhol. A partida foi paralisada aos 27 minutos da segunda etapa. O atacante começou a discutir com torcedores enquanto outros jogadores tentavam acalmar o brasileiro.
Foi possível ouvir os gritos de "Mono" (macaco, em espanhol) por parte da torcida do Valencia. O árbitro conversou com oficiais da organização da partida e o jogo foi interrompido.
No fim do confronto, porém, o brasileiro, revoltado e desestabilizado pelos rivais, foi expulso depois de desentender com o atacante Hugo Duro, em quem acertou o braço. Ele levou amarelo, mas após revisão do lance pelo VAR, foi expulso nos acréscimos.
O problema envolvendo a torcida espanhola não é novidade. Vinicius Júnior já foi vítima de inúmeros casos ao longo da sua trajetória pelo clube espanhol.