Um homem, de 33 anos, entrou armado no programa “Encontro”, comandado por Patrícia Poeta e Manoel Soares, na TV Globo, sem que ninguém percebesse. Ele exibiu a arma e munições - que seriam de verdade - em um vídeo postado nas redes sociais no dia 29 de maio. Após repercussão, inclusive, as imagens foram deletadas.
Nas imagens, o homem filma em vários momentos a pistola escondida entre o tênis e a calça. Depois, ele mostra a plateia do matutino, confirmando de que estava no local armado. Além disso, ele exibe munições no vídeo no momento em que mostra as logos da Globo, entre outras imagens, incluindo a ação de policiais em protestos, em uma espécie de "clipe caseiro".
“Se você está sem rumo e vive desesperado, lembre-se que Deus é o nosso aliado [...] Nesse mundo louco onde vivemos a ilusão, de repente o planeta entra na contramão”, diz parte do rap que usa sons de tiros ao fundo.
Em nota enviada à Itatiaia, a TV Globo disse que "mantém protocolos rígidos que garantem a segurança de seus funcionários e convidados". Além disso, a emissora destacou que "já identificou a pessoa, apurou que o objeto não se trata de uma arma verdadeira e está estudando as medidas legais a serem adotadas”.
'Chamar atenção'
Renato Ribeiro, de 33 anos, é quem aparece no vídeo exibindo a pistola. Ao Metrópoles, ele, que é de Itaim Paulista, Zona Leste de São Paulo, contou que já foi ao programa pelo menos três vezes em caravanas.
A ideia, segundo ele, era apenas “testar a segurança da Globo” e chamar atenção para o seu clipe. A arma, conforme Renato, é de airsoft, mas a munição é de verdade.