CATADO PARA VAGA DE COUDET QUAL É O ESQUEMA DE BRUNOS LAGES PARA O GALO
Principais notícias do Dia
Publicado em 13/06/2023

Com a saída do técnico Eduardo Coudet, o Atlético busca um novo nome para o comando da equipe. Entre os especulados está o português Bruno Lage, de 47 anos. O clube alvinegro já iniciou conversas com o treinador europeu e espera avançar nos próximos dias.

Modelo de jogo

Bruno Lage tem modelo parecido com o que era utilizado por Coudet no Atlético. O treinador opta por atuar no 4-4-2, com muita pressão na saída de bola adversária e intensidade para recuperar a posse.

“Futebol sem gols não é nada. É por isso que para mim é tão importante criar uma dinâmica com os jogadores. Não quero pedir que eles façam coisas que não podem fazer. Precisamos mostrar que é muito difícil jogar contra nós”, disse na apresentação.

Assim como Coudet, Bruno Lage gosta de jogar com meias abertos pelos lados do campo e dois atacantes de constante movimentação no setor ofensivo. 

Lage não é a favor de adaptar o elenco ao seu estilo de jogo ou algo do tipo. Ele prefere montar uma forma de atuar a partir do que tem em mãos.

"O treinador não pode jogar de forma contra natural daquilo que os jogadores podem dar. É a partir deles que podemos criar a nossa forma de jogar. Depois é perceber que cada um dos jogadores nos dá coisas diferentes e a partir disso construir a nossa equipe", destacou o treinador em 2019.

O treinador português também gosta de preparar sua equipe de forma diferente a cada partida. Lage sempre leva em conta as características dos adversários para montar uma tática específica.

"São estas coisas que temos de preparar para cada jogo em função do adversário e utilizar os jogadores que nos podem dar mais em cada uma das situações".

O início da carreira

Bruno Lage trabalhou por muitos anos na base do Benfica, de Portugal. Depois, passou pelas divisões inferiores do Al Ahli, dos Emirados Árabes.

Em 2015, Bruno Lage se tornou auxiliar do técnico português Carlos Carvalhal no Sheffield Wednesday, da Inglaterra. Depois de mais de duas temporadas, ele seguiu como assistente do compatriota, desta feita no Swansea City, do País de Gales.

A grande chance

Esse foi o último trabalho de Lage como assistente. Em 2018/19, o treinador português assumiu o comando do Benfica B. Mas, com os resultados ruins da equipe principal, Bruno foi chamado para substituir Rui Vitória.

Lage assumiu o comando do Benfica após o fim da 15ª rodada do Campeonato Português. O time estava na quarta posição, com sete pontos a menos que o líder Porto.

Com grande recuperação, o Benfica sagrou-se campeão português com Bruno Lage. Sob comando do treinador, o zagueiro Rúben Dias (hoje no Manchester City, da Inglaterra) e o atacante João Félix (hoje no Chelsea, da Inglaterra) tiveram grande desempenho e apareceram de vez para o futebol mundial.

Lage seguiu no comando da equipe para a temporada 2019/20, mas o desempenho não foi satisfatório. O Benfica foi vice-campeão português com cinco pontos atrás do Porto. Nas copas, o time não teve bom desempenho, assim como nos torneios europeus. Com isso, o treinador acabou demitido.

Em entrevista neste ano, Lage atribuiu a queda de rendimento do Benfica à ausência da torcida nos estádios durante a pandemia da Covid-19. O time, que tinha sete pontos de vantagem para o Porto, caiu de rendimento e acabou perdendo a taça.

“Nós tínhamos sete pontos de vantagem. Perdemos a vantagem depois da primeira queda de rendimento em 13 meses de trabalho. Quando o campeonato recomeçou, após a interrupção causada pela pandemia, tivemos um bom desempenho, mas perdemos várias oportunidades e sentimos a ausência dos torcedores. Jogar num estádio sem torcedores foi uma experiência nova, e sinto que, com eles, poderíamos ter vencido alguns jogos”, disse.

Foram 76 jogos à frente do Benfica, com 51 vitórias, 12 empates e 13 derrotas.

De volta à Inglaterra

Bruno Lage não ficou muito tempo desempregado. O treinador assumiu o comando do Wolverhampton, da Inglaterra, e disputou a Premier League pela primeira vez na carreira.

Em sua primeira temporada, o time terminou na décima posição, com 51 pontos conquistados. O Wolves chegou a brigar por uma vaga nos torneios continentais, mas caiu de rendimento nas rodadas finais.

Na temporada 2022/23, Bruno Lage foi demitido após nove rodadas de competição. O time estava na zona de rebaixamento, com apenas uma vitória conquistada. O treinador revelou que, após deixar o Wolverhampton, foi sondado por outro clube da Premier League, mas optou por seguir sem clube.

“No mesmo dia em que o meu contrato com o Wolves foi rescindido, fui abordado por outro clube da Premier League. Fiquei feliz, pois significava reconhecimento pelo nosso trabalho no Wolves e, especialmente, pela forma como jogávamos. Mas senti que ainda não era o momento certo para voltar à ativa”, completou.

Ao todo, o treinador português comandou o Wolverhampton em 51 jogos, com 19 vitórias, 10 empates e 22 derrotas.

Busca por treinador

O Atlético intensificou a busca por um novo treinador nesta segunda-feira. A intenção do clube alvinegro é avançar nas negociações nos próximos dias. Por outro lado, o clube trabalha nos bastidores para resolver a situação com Coudet, que se despediu do elenco no último sábado (10), após o empate por 1 a 1 com o Bragantino, no Mineirão.

 

Comentários