Uma menina foi morta na manhã desta segunda-feira (19) no Colégio Estadual Helena Kolodyem, em Cambé (PR). Segundo a Polícia Militar, um jovem de 21 anos invadiu a escola armado e disparou contra os alunos. Um menino de 10 anos também foi atingido na cabeça e levado de helicóptero em estado grave para a Santa Casa de Cambé.
Polícia, Bombeiros e Samu estão na escola, e há grande movimentação de pais e parentes no entorno da escola.
O suspeito foi preso e levado para a delegacia em Londrina. Ele é ex-aluno e teria pedido para entrar na escola para buscar documentos.
A cidade de Cambé tem 107 mil habitantes.
Outros ataques
Em abril deste ano, um homem de 25 anos invadiu a creche Bom Pastor, em Blumenau, Santa Catarina, e matou quatro crianças. O autor, que foi preso, não tinha relação com a escola e usou uma machadinha para cometer os crimes.
No dia 4 de maio de 2021, Fabiano Kipper Mai, então com 18 anos, invadiu a creche Pró-Infância Aquarela-SC e matou três crianças, uma professora e uma funcionária com golpes de facão. Um bebê também foi ferido, mas sobreviveu. Cerca de 500 quilômetros separam Blumenau, no Vale do Itajaí, e Saudades, na região Oeste de Santa Catariana.
Em janeiro deste ano, a 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, em Florianópolis, manteve a decisão de levar o acusado a júri popular. Ele responde por 14 tentativas de homicídio e pelas cinco mortes.
Janaúba
Minas Gerais também tem registro de ataque. No dia 5 de outubro de 2017, na creche Gente Inocente em Janaúba, no Norte de Minas, o vigia noturno da instituição, Damião Soares dos Santos, invadiu a sala de aula com combustível e ateou fogo em várias crianças, funcionários e professoras.
Ao todo, 14 pessoas morreram: dez crianças, duas professoras, uma auxiliar escolar e o autor. Cerca de 50 pessoas ficaram feridas.
A creche Gente Inocente foi renomeada como Cemei Heley de Abreu, em março de 2018.