Uma operação de busca para localizar o pequeno submarino que submergiu em missão para ver os destroços do Titanic completou o terceiro dia nesta terça-feira (20). As equipes de resgate dos Estados Unidos e Canadá intensificaram as buscas.
O submarino pertence a operadora de turismo OceanGate Expeditions que fica na costa de St John’s, Newfoundland, no Canadá. De acordo com informações da companhia, a expedição dura oito noites e sete dias e pode receber, no máximo, seis pessoas. Há sinal de WiFi disponível na embarcação e para embarcar em oceano profundo é preciso ter acima de 17 anos.
O equipamento possui camarotes para os tripulantes e o preço da viagem custa mais de R$ 1 milhão e os turistas têm direito a um mergulho submersível, acomodações privadas, treinamentos necessários, equipamento de expedição e todas as refeições a bordo.
Não estão incluídos na viagem a passagem aérea e viagens, hotéis e refeições antes da partida e seguro de viagem ou pessoal.
Itinerário
No primeiro dia da viagem, os turistas chegam à cidade litorânea de St. John's, no Canadá, onde encontram a equipe de expedição e embarcam no navio que os levará aos destroços do RMS Titanic, conforme roteiro da operadora OceanGate.
No segundo dia, já no mar do Atlântico Norte, o líder da expedição passa informações importantes aos tripulantes sobre segurança e logística do dia de mergulho, e a "equipe científica e de especialistas em conteúdo ajudam todos a se preparem para o que poderão descobrir durante o mergulho. Seria sensato dormir cedo – os dias de mergulho começam claros e cedo e podemos mergulhar já no terceiro dia", detalha a companhia.
Entre o terceiro e sétimo dias, a depender das condições marítimas, é quando começam os mergulhos.
"Em um dia de mergulho, começaremos com as verificações finais no convés traseiro antes de irmos para uma reunião pré-mergulho. Em seguida, você entrará no Titan, o submersível para cinco pessoas da OceanGate, para começar o mergulho. Aqueles que não estiverem mergulhando no primeiro dia serão incorporados a outras áreas de operações de mergulho - como auxiliar o gerente de expedição, coletar mídia ou simplesmente apreciar o trabalho em equipe para fazer algo verdadeiramente único", detalha.
"Em breve você chegará às profundezas e, depois de navegar pelo fundo do mar e pelo campo de destroços, finalmente verá o que estava esperando: o RMS Titanic. Desfrute de horas explorando o campo de destroços antes de fazer a subida de duas horas à superfície."
No fundo do mar
A expedição para ver os destroços do Titanic começou a descida no domingo (18) sainda da Terra Nova de St. John, no Canadá, que tem uma jornada de 740 quilômetros até o local do naufrágio, distante cerca de 1448 quilômetros da costa de Cape Cod, Massachusetts, nos EUA.
O submarino perdeu contato com a tripulação do Polar Prince, o navio de apoio que transportou a embarcação até o local, 1 hora e 45 minutos após a descida, segundo autoridades.