Técnico do Cruzeiro, o português Pepa vive um dilema quanto ao ataque da equipe para o jogo contra o Vasco da Gama, às 16h de sábado (8) em São Januário, no Rio de Janeiro, pela 14ª semana do Campeonato Brasileiro. A falta de gols do setor ofensivo faz com que o treinador pense em alternativas.
Na última partida, empate em 0 a 0 com o Internacional no sábado (1), no Beira-Rio, em Porto Alegre, pela 13ª do Brasileirão, Pepa abriu mão dos centroavantes e começou o jogo com Bruno Rodrigues centralizado no ataque. O atacante, destaque cruzeirense na temporada, tem características de velocidade e vinha jogando aberto pelo lado esquerdo.
Com a mudança, Stênio fez a função de Bruno Rodrigues, e o centroavante Gilberto começou o jogo no banco de reservas. Henrique Dourado é outro jogador com as mesmas características de Gilberto, mas ambos vivem jejum de gols - não marcam gols desde 14 de maio, há nove jogos.
Já jogadores de ataque do Cruzeiro não marcam há três jogos. No empate em 2 a 2 com o Bahia em 10 de junho, na Fonte Nova, pela décima rodada do Brasileirão, Bruno Rodrigues e Wesley Ribeiro, titular pelo lado direito do setor ofensivo celeste, fizeram para a Raposa.
Questionado após o empate com o Inter se a mudança iria se manter, Pepa respondeu: “São momentos. Eu não posso estar aqui agora crucificando ninguém, ou dizer que não conto com A, ou com B, ou com C, pelo contrário. Tanto é que estão sempre a jogar, sempre vão ser opção. Foi uma questão de estratégia, foi uma questão de opção, pelo jogo, pelo momento, às vezes o próprio momento de rendimento dos próprios jogadores”, iniciou, em entrevista coletiva.
“E isso para nós é bom, ter essa capacidade dentro do plantel, ter alguns jogadores que conseguem fazer outros tipos de posições. Não é só pelo resultado ser positivo que vamos agarrar ou vamos nos agarrar que as coisas foram muito boas”, completou.
No jogo contra o Inter, Gilberto entraria. Contudo, Pepa mudou de ideia logo após a expulsão do zagueiro Lucas Oliveira. Já aos 50 minutos do segundo tempo, Henrique Dourado entrou no lugar de Bruno Rodrigues com intuito de manter a bola no campo de ataque em momento de pressão do Colorado.
Cenários de Cruzeiro e Vasco
O Cruzeiro é o 12º colocado do Brasileirão, com 18 pontos. Já o Vasco é o 18º e antepenúltimo, com nove, e está na Zona de Rebaixamento para a Série B de 2024.