O Cruzeiro tentará, neste domingo (23), voltar a vencer em casa. Às 16h, o time celeste recebe o Goiás no Independência, em Belo Horizonte, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro.
A equipe comandada pelo técnico português Pepa frustrou o torcedor no último jogo. No domingo (16) passado, o Cruzeiro ficou no empate em 0 a 0 com o Coritiba, pela 15ª rodada do Brasileirão, em jogo com recorde de público no Independência em 2023 - 22.123 torcedores presentes.
O Goiás também tentará recuperação após empate. O Esmeraldino ficou no 0 a 0 com o Atlético, arquirrival celeste, na última segunda-feira (17), na Serrinha, em Goiânia, pela 15ª rodada.
Quanto à tabela de classificação, o Cruzeiro tenta olhar para os seis primeiros, que se classificam para a Copa Libertadores de 2024, e se distanciar ainda mais da Zona de Rebaixamento para a Série B do ano que vem. Já o Esmeraldino abre o Z4.
O Cruzeiro é o décimo colocado do Brasileirão, com 22 pontos. O Goiás aparece na 17ª posição, com 12. Seis jogos foram realizados nesse sábado (21), três ocorrem neste domingo (23) e um fecha nesta segunda-feira (24) a rodada.
Escalações
O Cruzeiro deve ter uma mudança no ataque para este domingo: o ponta Robert dará lugar ao centroavante Gilberto, com Bruno Rodrigues de volta para o setor esquerdo de ataque.
Outra mudança será a troca de zagueiros: Neris, suspenso de forma automática, por Lucas Oliveira. Já o lateral-direito William volta de suspensão e retoma a titularidade, com o colombiano Helibelton Palacios no banco de reservas.
Anunciado como reforço em 15 de julho, o atacante Arthur Gomes aprimora a forma física para a estreia. O meia-atacante Nikão, fora dos planos, segue de fora, assim como o meia-atacante Daniel Júnior, que se recupera de lesão muscular.
O lateral-direito Wesley Gasolina é desfalque desde fevereiro após romper o ligamento cruzado anterior e estirar o ligamento colateral do joelho direito. O volante Ramiro se recupera de ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho direito desde maio, enquanto o atacante Rafael Bilu rompeu o tendão de Aquiles em maio.
Já o também português Armando Evangelista, técnico do Goiás, tem o desfalque do zagueiro Bruno Melo, suspenso automaticamente - Sidimar será o substituto. Já o meia Guilherme Marques volta de suspensão e deve colocar Luis Oyama no banco de reservas.
Cruzeiro x Goiás
Cruzeiro
Rafael Cabral (capitão); William, Luciano Castan, Lucas Oliveira e Marlon; Matheus Jussa, Filipe Machado e Mateus Vital; Wesley, Bruno Rodrigues e Gilberto. Técnico: Pepa
Goiás
Tadeu (capitão); Maguinho, Lucas Halter, Sidimar e Sander; Willian Oliveira, Evandro Morelli e Guilherme Marques; Vinícius, Anderson Oliveira e João Magno. Técnico: Armando Evangelista
Data e horário: 23 de julho de 2023 (domingo), às 16h (de Brasília)
Local: Arena Independência, em Belo Horizonte-MG
Motivo: 16ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Árbitro: Caio Max Augusto Vieira (RN)
Assistentes: Luanderson Lima dos Santos (BA) e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP)
Árbitro de vídeo - VAR: Rodrigo Nunes de Sá (RJ)
Transmissão: Globo (TV aberta, para Minas Gerais e Goiás), Premiere (TV por assinatura) e Itatiaia, no rádio (95.7 e 610 AM para Belo Horizonte e Região Metropolitana) e com imagens da jornada esportiva no YouTube