A possibilidade de formação de um novo ciclone extratropical deixa autoridades do Sul do país em alerta. Segundo a Climatempo, o fenômeno deve se formar na próxima quarta-feira (26) no Rio Grande do Sul e provocar fortes chuvas e ventos de até 60 km/h na região Sul do país.
O ciclone vai se formar próximo à fronteira com o Uruguai. Com isso, a previsão é que ventos de até 60 mm atinjam as cidades de Pelotas, Rio Grande e Bagé já nesta terça-feira (25). Além disso, o fenômeno vai provocar chuva e ventos em Santa Catarina e no Paraná.
O ciclone deve se afastar para o mar entre quinta (27) e sexta-feira (28), deixando o tempo estável no Rio Grande do Sul. Nos outros estados do Sul do Brasil, a previsão para esses dias é de chuva moderada.
O Climatempo destaca que esse ciclone é mais brando do que o anterior, que causou mortes e destruição no Sul do país. “Este ciclone não deve provocar ventos tão intensos como o último que atuou sobre o Sul do Brasil, mas há previsão de rajadas variando de 40 a 60km/h sobre a maior parte do Rio Grande do Sul”, afirma a empresa em nota.
Entenda
O ciclone extratropical é caracterizado por um sistema de baixa pressão atmosférica que ocorre em latitudes médias, ou seja, longe da região equatorial.
A ocorrência de ciclone extratropical é comum Europa, América do Norte e Ásia, mas também pode ocorrer em países como o Brasil.
Normalmente, o ciclone é acompanhado fortes ventos e chuvas intensas. Em algumas regiões, é possível nevar.