O Cruzeiro visita o Athletico-PR neste sábado, às 16h (de Brasília), na Ligga Arena, em Curitiba, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. O time de Pepa vem de dois resultados ruins, o empate com o Coritiba (0 a 0) e a derrota para o Goiás (1 a 0), ambos em casa. Dessa forma, a equipe cruzeirense tem a missão de tentar surpreender o adversário, que tem bons números como mandante, para se recuperar dos tropeços recentes.
O Athlético-PR é o quarto time com a melhor campanha dentro de casa nesta edição da Série A. Em oito jogos, o Furacão venceu seis, com um empate e uma derrota. Em contrapartida, o Cruzeiro é o terceiro melhor visitante. A equipe azul fica atrás apenas do Botafogo, atual líder do Campeonato Brasileiro, e do Cuiabá, que faz campanha surpreendente jogando longe de seus domínios.
Para tentar derrubar o rival, o Cruzeiro deve entrar em campo com uma formação diferente. O técnico Pepa pode alterar o esquema de jogo e apostar no 4-4-2, promovendo a estreia de dois reforços contratados recentemente: o volante Lucas Silva e o atacante Arthur Gomes.
Os outros reforços, o meia-atacante Matheus Pereira e o atacante Rafael Elias "Papagaio" devem ficar como opção no banco de reservas. A dupla viajou com a delegação e está disponível para o confronto.
Athletico-PR
Já o Furacão deve poupar jogadores por causa da Copa Libertadores. Como enfrentará o Bolívar-BOL na terça-feira (1º), às 21h (de Brasília), em La Paz, o técnico Wesley Carvalho deve escalar um time misto.
Titular absoluto sob o comando do técnico interino Wesley Carvalho, Christian desfalcará o Athletico-PR para o jogo contra o Cruzeiro. O meio-campista lesionou a coxa direita na vitória por 2 a 0 em cima do Vasco, no Rio de Janeiro, na rodada passada.
Estão fora o lateral Khellven, além dos volantes Erick e Fernandinho. Madson, Hugo Moura e Cuello, respectivamente, devem ser os ecolhidos como substitutos.
O zagueiro Thiago Heleno, como tem problemas para jogar na altitude, não vai à Bolívia. Portanto, não será problema contra o Cruzeiro.
Cacá, ex-Cruzeiro, recém-contratado pelo Furacão, foi relacionado. O meia Zapelli, também novato, é outro que ficará no banco contra os mineiros.
Não jogará contra o futuro clube
Outro zagueiro, Zé Ivaldo não jogará contra o Cruzeiro, com quem tem um pré-contrato. O jogador foi expulso na vitória sobre o Vasco e cumprirá suspensão neste fim de semana.
ATHLETICO-PR X CRUZEIRO
Motivo: 17ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 29 de julho de 2023, às 16h (de Brasília)
Local: Ligga Arena, em Curitiba (PR)
Árbitro: Yuri Elino Ferreira da Cruz (RJ)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (FIFA) e Thiago Henrique Neto Correa Farinha
VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ)
Athletico-PR
Bento; Madson, Matheus Felipe (Kaique Rocha), Thiago Heleno e Esquivel; Hugo Moura, Vidal e Vitor Bueno; Cuello, Vitor Roque e Canobbio. Técnico: Wesley Carvalho (Interino)
Cruzeiro
Rafael Cabral; William (Palacios), Neris, Luciano Castán e Marlon; Matheus Jussa, Filipe Machado, Lucas Silva e Mateus Vital; Wesley e Arthur Gomes. Técnico: Pepa