JÁ PASSA DE 30% ALTA EM DE CASOS DE ESTUPRO EM BELO HORIZONTE
Principais notícias do Dia
Publicado em 07/08/2023

Um levantamento realizado pela Itatiaia mostra que mais de duas mil mulheres foram estupradas em Minas Gerais só no primeiro semestre deste ano. No mesmo período, as ocorrências cresceram mais de 30% em Belo Horizonte.

Os dados, obtidos junto à Secretaria de Segurança Pública do estado, surgem após o caso de uma jovem de 22 anos ser estuprada na capital mineira ao ser deixada inconsciente na rua por um motorista de aplicativo depois de um show no Mineirão.

De acordo com a Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp), apenas de janeiro a junho deste ano, 294 estupros foram registrados em Belo Horizonte. O número representa um aumento de 36% em comparação com o mesmo período de 2022.

Em Minas

Falando de todo o estado, os dados também revelam uma situação alarmante: nos seis primeiros meses de 2023 foram 2.137 casos. O que significa um aumento de 22% em relação aos primeiros seis meses do ano anterior.

O chefe do Centro de Jornalismo da Polícia Militar de Minas Gerais, o tenente-coronel Flávio Santiago, analisa o aumento dos casos.

"Quando a gente pensa em uma estatística, a gente tem que analisar. Vivemos anos pós-pandêmicos e alguns delitos têm muito a ver com essa questão de ter um maior registro por conta, às vezes, desses grandes eventos que não tivemos nos últimos anos", disse.

Comentários