Adversários na 21ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, Grêmio e Cruzeiro buscam equilíbrio para a reta final da competição. As equipes vão se enfrentar no domingo (27), às 19h (de Brasília), na Arena do Grêmio, em Porto Alegre.
Apesar das campanhas distintas, mineiros e gaúchos trabalham para ajustar problemas recorrentes em confrontos válidos pela elite do futebol nacional.
Grêmio tem ataque forte e defesa mediana
Mandante no confronto, o time de Renato Portaluppi tem o quarto melhor ataque da competição, com 29 gols marcados. O meia argentino Franco Cristaldo, com cinco tentos, é o artilheiro do Tricolor no Campeonato Brasileiro até o momento.
Por outro lado, a equipe gaúcha quer melhorar os números defensivos. Com a 13ª marca no Brasileirão, o Grêmio sofreu 25 gols em 20 rodadas e foi vazado nos últimos quatro jogos.
Cruzeiro tem defesa forte e ataque mediano
Em um contraponto ao Grêmio, o Cruzeiro registra números positivos no sistema defensivo, mas índices preocupantes no ataque.
Até a 20ª rodada, os comandados de Pepa sofreram apenas 17 gols. Ao lado do Palmeiras, o time celeste tem a segunda melhor defesa da Série A. O líder Botafogo levou apenas 11.
Já no ataque, o Cruzeiro se notabiliza pelos gols perdidos. Titular da equipe, Wesley tem sido criticado pela torcida, mas é o artilheiro, com quatro gols. Com o 15º melhor desempenho ofensivo, a equipe balançou as redes 20 vezes. O número é o mesmo de América e Coritiba, os dois últimos na tabela de classificação.
Grêmio e Cruzeiro têm grande desafio
Quinto colocado, com 33 pontos, o Grêmio mostra solidez enquanto mandante na disputa do Brasileirão. O time de Renato Gaúcho já somou 23 pontos em 10 jogos na Arena, com sete vitórias, dois empates e uma derrota. O rendimento é de 76,67%.
Visitante indigesto, o Cruzeiro, que ocupa a 12ª posição, conquistou 13 dos 25 pontos somados na tabela em jogos como visitante, com três vitórias, quatro empates e duas derrotas. O aproveitamento é de 48,15%.
Cruzeiro venceu jogo do primeiro turno
No primeiro turno, o Cruzeiro venceu o Grêmio por 1 a 0, no Independência, em Belo Horizonte, pela 2ª rodada. Na ocasião, em 22 de abril, o gol foi marcado pelo atacante Bruno Rodrigues, aos 19 minutos da etapa final.