O Atlético volta a campo neste sábado (28) e encara o Fluminense pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. Para a partida marcada para 21h (de Brasília), na Arena MRV, o Alvinegro tem uma missão especial: voltar a vencer em seu estádio.
Vindo de derrotas para o então lanterna Coritiba e para o rival Cruzeiro, o time comandado pelo técnico Luiz Felipe Scolari fará o sexto confronto na "casa própria". Nos outros três, venceu Santos, Botafogo e Cuiabá.
Retornos no Galo
Fora do confronto com o Red Bull Bragantino, vencido pelo Galo por 2 a 1, o zagueiro Mauricio Lemos e o meia Matías Zaracho voltam a ser opções no Alvinegro; eles cumpriram suspensão pelo terceiro cartão amarelo recebido no clássico contra o Cruzeiro.
O volante Edenilson, que se recuperou de uma entorse no joelho esquerdo, voltou a treinar no início desta semana e deve figurar entre os relacionados.
Já o lateral-direito Mariano, com lesão muscular na coxa direita, iniciou a transição nessa quinta (26) e não tem presença garantida no confronto do fim de semana. Caso seja acionado, possivelmente iniciará entre os suplentes.
Baixa na zaga
Para encarar o Fluminense, Felipão não contará com o zagueiro Bruno Fuchs. Titular absoluto da equipe, ele foi substituído no Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, com dores da coxa esquerda.
Mesmo sem diagnóstico de lesão, o zagueiro de 24 anos foi vetado e não estará entre os relacionados para o duelo deste fim de semana, na Arena MRV.
Três no departamento médico
O atacante Eduardo Vargas, que se recupera de lesão no joelho, segue sob cuidados do departamento médico.
O volante Rodrigo Battaglia, que passou por artroscopia no joelho, também segue de fora e dificilmente retornará nesta temporada.
Já o atacante Alan Kardec, sofreu lesão muscular e também não será opção para Scolari.
Flu reserva, de olho na decisão da Libertadores
Faltando uma semana para o jogo mais importante do Fluminense nos últimos 15 anos, a final da Copa Libertadores, diante do Boca Juniors-ARG, no Maracanã, o técnico Fernando Diniz vai mesclar a equipe que enfrenta o Atlético, neste sábado. Entre eles, o lateral-esquerdo Marcelo, pode ser poupado da partida.
Certo é que Paulo Henrique Ganso e Germán Cano são desfalques, por suspensão automática, além dos zagueiros Nino e Felipe Melo, ambos lesionados. A dupla é esperada para ser relacionada contra o Bahia, na terça-feira (31), em Salvador, mas o trabalho é para tê-los inteiros na decisão.
Com 45 pontos, o Tricolor sabe da necessidade de conseguir um bom resultado na Arena MRV, uma vez que o Galo é rival direto na luta por uma vaga na Copa Libertadores de 2024. Se o Flu vencer o Boca, automaticamente confirma a vaga.
Para os lugares de Ganso e Cano, o técnico deve optar por Daniel e Lelê entre os titulares. A defesa será formada por Marlon e David Braz. André pode ser recuado também, assim como Thiago Santos.
Situação das equipes
Com 46 pontos conquistados, o Atlético ocupa a 7ª colocação do Campeonato Brasileiro. O time de Felipão está a um ponto do Grêmio, sexto, e a quatro do Flamengo, último do G4.
Com 45 pontos, o time comandado por Fernando Diniz vem logo atrás, na oitava posição. Focado na decisão da Libertadores, o Tricolor deve vir a Belo Horizonte com um time repleto de reservas.
Em 4 de novembro, os cariocas encaram o Boca Juniors-ARG, no Maracanã, e buscam a primeira conquista do torneio mais importante da América do Sul.
Atlético
Everson; Saravia, Lemos, Jemerson (Igor Rabello), Guilherme Arana; Otávio, Alan Franco, Matías Zaracho; Pavón (Rubens), Paulinho e Hulk. Técnico: Luiz Felipe Scolari.
Fluminense
Fábio; Samuel Xavier, Marlon, David Braz e Diogo Barbosa (Marcelo); André, Martinelli, Lima (Keno) e Daniel; Arias e Lelê. Técnico: Fernando Diniz
Motivo: 30ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 28 de outubro de 2023
Local: Arena MRV, em Belo Horizonte
Horário: 21h (de Brasília)
Arbitragem: Raphael Claus, auxiliado por por Neuza Inês Back e Marcelo Carvalho Van Gasse.
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral
Transmissão: Premiere e Sportv
A Itatiaia também transmite o confronto pelo 610 AM, 95,7 FM, e pelos canais no Youtube (@itatiaiaoficial e @itatiaiaesporte)