Moradores de Santa Rita Durão, distrito de Mariana que fica ao lado da Mina de Fábrica Nova, da Vale, fazem na manhã desta terça-feira (14) reunião com representantes do Ministério Público. A intenção é orientar a comunidade e discutir as ações a serem tomadas, desde que os habitantes foram informados de que a estrutura estava sendo interditada devido a uma instabilidade na pilha de estéreis, uma espécie de rejeito de minério.
A apreensão tem a ver com o fato de que cerca de 295 pessoas poderiam ser retiradas da área de risco. A população convive, desde 2015, com o medo de uma tragédia como a do rompimento da barragem de Fundão, que matou 19 pessoas e destruiu a comunidade vizinha de Bento Rodrigues.
Segundo Jean Roberto da Costa Júnior, presidente da Associação de Moradores de Santa Rita Durão, a vistoria realizada pelo MP, Defesa Civil, Bombeiros e Agência Nacional de Mineração, além da própria associação de moradores, afastou, pelo menos por enquanto, a possibilidade de rompimento da estrutura e da evacuação dos moradores.
"Foi um alarde muito grande. Por causa do que aconteceu em Bento Rodrigues, o pessoal já estava preocupado. Mas na minha opinião - e eu moro aqui, sou vizinho da mina -, está tranquilo por ora. Não é uma barragem e, mesmo que a pilha de estéreis ceda, como não é líquido, a tendência é ela ficar estável ali. De toda forma, a gente se preocupa, né?"
Vistoria
Em nota, a Agência Nacional de Mineração informou que não constatou anomalia aparente que cause risco de ruptura iminente nas pilhas de estéreis. Essa condição também teria sido comprovada por documentos apresentados pela Vale. Os técnicos voltam a campo nesta terça (14) para finalizar os trabalhos de vistoria. Nesta terça, também, o prefeito de Mariana, Celso Cota, realiza uma coletiva de imprensa sobre o assunto.
Já a Vale informou que não há risco iminente nem necessidade de evacuação. Segundo a mineradora, a pilha de estéreis é formada por um material compactado que não está sujeito à liquefação, ou seja, não viraria lama. A Vale afirma, ainda, que o dique que existe no local é de pequeno porte e possui condição de estabilidade.