Tremores de terra foram registrados em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, na madrugada desta segunda-feira (13). Assustados, moradores deixaram as casas às pressas, e os bombeiros receberam mais de cem chamados. Apesar do susto, ninguém se feriu.
Segundo os moradores, a terra da cidade já tremeu em julho passado, quando aconteceu, também, um temporal na região. Na ocasião, os geólogos disseram ser um fenômeno chamado de “acomodação de terra” que ocorre em decorrência do solo encharcado. A princípio, as autoridades investigam se tratar dessa mesma causa.
No fim da noite de domingo (12), uma ponte que ficava sobre o Rio Caí cedeu parcialmente na altura do km 174 da BR-116. Ela é uma das principais ligações entre os municípios de Caxias do Sul e Nova Petrópolis.
Mais cedo, os bombeiros resgataram duas vítimas de um novo deslizamento, na Vila Maestra. Conforme a corporação, pelo menos uma pessoa morreu e outra foi socorrida para o hospital.
O estado volta a ficar em alerta para inundações severas e possíveis deslizamentos. Com a forte chuva que atingiu o estado no fim de semana, a Defesa Civil teme que a situação se agrave entre esta segunda (12) e terça-feira (13).
Sobe número de mortes
Diante dos temporais, que afetaram 447 municípios, o número de mortes confirmadas subiu para 145. O estado gaúcho, que permanece em situação de calamidade, contabiliza ainda 806 feridos e 132 desaparecidos. Mais de 600 mil pessoas estão fora de casa.