Um levantamento feito pelo instituto Genial/Quaest com os deputados federais mostra a piora na avaliação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entre os parlamentares.
Em agosto do ano passado, o percentual de deputados que consideravam a gestão petista negativa era de 33% e no levantamento divulgado nesta quarta-feira (22), o percentual de rejeição a Lula foi para 42%.
Já entre os que avaliam positivamente o governo Lula passaram de 35% para 32% na comparação das pesquisas do ano passado e com o levantamento atual. Outros 26% dos deputados entrevistados para a pesquisa deste mês consideram que a gestão petista é regular.
A maioria dos parlamentares que o Brasil está indo na direção errada. Perguntados sobre o que acham dos rumos do país, 52% afirmaram que o país está indo para a direção errada e 38% consideram que o país está no rumo certo.
“Essa mudança de percepção aconteceu, principalmente, entre os deputados que se auto-classificam como independentes, um grupo majoritariamente aliado a Lira e que corresponde a 26% do plenário da Câmara”, avalia Felipe Nunes, diretor do instituto Quaest.
O levantamento ouviu uma amostra representativa de 183 deputados federais - 36% do universo dos parlamentares - entre os dias 29 de abril e 20 de maio. O grau de confiabilidade é de 95% e a margem de erro geral estimada é de 4,2 pontos percentuais.