PRESIDENTE DA FIEMG DIZ QUE FALA DE PRESIDENTE FOI ABSUDA " GUGIGANGAS "
Principais notícias do Dia
Publicado em 24/05/2024

Enquanto o Congresso Nacional empurra pra semana que vem a discussão sobre taxação de compras no exterior, comerciantes e industriais fazem pressão para que a proposta avance e se torne lei.

Hoje estão isentas compras de até 50 dólares, feitas principalmente nas plataformas Shein e Shoppe.

Questionado sobre o assunto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta semana que se trata de bugigangas, e que esses itens, segundo ele, não devem ser taxados.

Questionado pela Itatiaia sobre o assunto, o presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), Flávio Roscoe, disse ser a favor da taxação.

“Essa afirmação do presidente é absurda, digo que chega a ser descabida. Não são bugigangas, são milhões de pacotes que entram no Brasil mensalmente, concorrendo e tirando o emprego de brasileiros. Nunca vi um país que tributa tanto o nacional, a todo momento o governo atual propõe aumento de tributo porque não tem dinheiro, e na hora de tributar o importado ele diz que não. Prejudica o comércio e a indústria. E também a sociedade brasileira. O valor que saiu em compras internacionais no ano passado é quase do tamanho do Bolsa Família. Ou seja, aquele impulso econômico que o Bolsa Família injeta na sociedade está indo na conta dessas chamadas bugigangas, é um negócio de mais de R$ 100 bilhões sem tributos”, afirmou Roscoe.

Dia da Indústria

A fala aconteceu durante a comemoração do Dia da Indústria, na noite de quinta-feira (23), em solenidade que homenageia, todo ano, destaques industriais do estado.

Neste ano a homenagem principal foi para Ana Cabral, CEO e co fundadora da Sigma Litium, que atua na mineração no norte de Minas. Esta é a segunda vez que uma mulher recebe a principal homenagem da Fiemg.

Comentários