Após sofrer resistência de deputados, tanto da oposição quanto da base aliada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), ao projeto que concedia um reajuste para os servidores públicos de Minas abaixo da inflação, o governador Romeu Zema (Novo) anunciou nesta terça-feira (4) que vai aumentar o valor do percentual no reajuste para 4,62%.
“Passamos as últimas semanas reunidos, fazendo contas e ajustando economias nos gastos públicos, para conseguirmos alcançar o índice de reajuste de 4,62%. Esse percentual corresponde, exatamente, à inflação de 2023. Desta forma, faremos uma recomposição integral das perdas inflacionárias”, afirmou Zema, em vídeo ao lado da Secretária de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto (Novo).
O projeto inicial apresentado pelo governo estadual previa um reajuste de 3,62%, percentual que ficaria abaixo da inflação referente ao ano passado. O projeto recebeu muitas críticas de entidades ligadas aos servidores e também de deputados estaduais.
“Desde que assumi o governo, eu e meu secretariado trabalhamos arduamente para que Minas Gerais seja um estado sustentável financeiramente. Ou seja, que gaste somente aquilo que arrecada. Batalhamos e lutamos muito para chegar nesse equilíbrio”, disse Zema.