O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), usou uma rede social para se manifestar sobre a aprovação, pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), do projeto de lei que concede reajuste de 4,62% nos salários dos servidores públicos estaduais.
Na mensagem, Zema agradeceu aos 64 deputados estaduais que votaram a favor do índice e disse que o percentual (que cobre a inflação do ano passado) era o “limite possível”.
“Agradeço ao presidente da ALMG e aos 64 deputados estaduais que conhecem a situação financeira do estado e aprovaram o aumento de 4,62% a todos os servidores, limite possível de honrar compromissos e pagar os salários em dia. Minas segue avançando com diálogo e responsabilidade”, afirmou.
Inicialmente, o governador Romeu Zema propôs 3,62% para o reajuste dos servidores públicos - índice inferior ao da inflação de 2023. Pressionado, apresentou uma emenda ao projeto para acrescentar um ponto percentual ao índice, o que foi acatado por todos os 64 parlamentares que votaram na proposta.
Outras 11 emendas — que previam reajustes maiores ao funcionalismo — foram votadas no plenário da Assembleia nesta quinta-feira (6), mas rejeitada por maioria dos votos. Via de regra, 36 deputados votaram contra e 28, a favor, incluindo deputados da base do governo que descumpriram orientação do Palácio Tiradentes.