Com o objetivo de conscientizar o setor privado sobre a importância do desenvolvimento sustentável, o programa Aliança Ambiental Estratégica tem nova adesão, em plena semana em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente.
Criada em 2022, por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas e Instituto Euvaldo Lodi, da Federação das Indústrias do Estado (FIEMG), a Aliança busca ajudar empresas que queiram contribuir voluntariamente com o desenvolvimento sustentável no estado.
A ideia é que as ações estejam dentro da chamada agenda ESG, que abarca práticas ambientais, sociais e de governança, que foram debatidas em um encontro nesta semana. Kamila Vilela, coordenadora de Meio ambiente e Sustentabilidade da Gerência de Consultoria para Negócios do Instituo Euvaldo Lodi, explica que as empresas participantes recebem um selo, desde que cumpram as metas estabelecidas.
“As indústrias que têm projetos socioambientais voluntários com a comunidade onde elas estão inseridas podem submeter esses projetos no edital da Aliança Ambiental, para concorrer ao Selo Sustentabilidade Aliança Ambiental”, disse. Um evento para apresentação de resultados foi realizado nessa quinta-feira (7) no P7, na Praça Sete, no Centro de Belo Horizonte. Kamilia lista exemplos de sucessos e a adesão de novas empresas, como a Cedro Mineração.
A Aperam Bionergia, que foi a primeira empresa a aderir ao projeto, com o programa Aliança Ambiental com o projeto Raízes do Vale, de Agricultura Familiar. Tivemos o lançamento do projeto Olimpa 2024, que é uma olimpíada que acontece entre seis indústrias no Sul de Minas; e a gente aproveitou o evento para anunciar uma nova adesão ao programa, que é da Cedro Mineração e Cedro Agronegócio.
Kamila aponta qual o retorno das empresas que fazem parte da iniciativa. “A gente consegue identificar uma melhoria na credibilidade da marca do negócio e da imagem daquela organização. Isso traz uma maior competitividade a longo prazo no mercado.
Desde o início do programa são nove empresas participando do Aliança Ambiental Estratégica. A mais recente delas é a Cedro Participações, com Projetos da Cedro Mineração e da Cedro Agronegócio. O termo de adesão foi assinado esta semana e agora os projetos começam a ser consolidados, como detalha a diretora de Sustentabilidade da Cedro Participações, Giovana Barbosa.
“O primeiro passo é da adesão e o segundo é para gente elaborar os nossos projetos. Só que, por outro lado, nós já fizemos essa mobilização junto aos municípios onde nós atuamos, que é município de Nova Lima, onde a gente tem a extrativa mineral; o município de Mariana, onde temos a Cedro Mariana, ambas com a extração de minério de ferro. E município de Francisco Dumont, onde a gente tem a operação do plantio de café”, disse.
Empresas interessadas em aderir ao programa entrar no site da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG)e procurar por Aliança Ambiental Estratégica ou pelo telefone do IEL no número 31 98849-2756.