PRESIDENTE RECEBE REITORES PARA DISCUTIR FIM DE GREVE NAS FEDERAIS
Principais notícias do Dia
Publicado em 10/06/2024

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), se reúne nesta segunda-feira (10) com reitores de Universidades e Institutos Federais em Brasília. No encontro, que ocorre no Palácio do Planalto, o presidente e sua equipe deverão dar mais detalhes dos novos recursos que vão chegar à educação através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), além de discutir os rumos da greve dos docentes e dos servidores técnico-administrativos. Não há expectativa de que o movimento se encerre nos próximos dias, mas a esperança de membros do Planalto é que a negociação com a categoria avançe.

A reunião acontece em um momento de crise entre os servidores da educação e o governo federal. A paralisação dos professores das universidades já dura quase dois meses. Entre os servidores técnicos-administrativos, a greve já passou dos 90 dias. Nesse período, o governo chegou a apresentar propostas para tentar encerrar a paralisação, mas foi rejeitado. Além de uma recomposição do orçamento das universidades, os servidores também cobram do governo um aumento salarial e reestruturação das carreiras.

Até agora, o governo tem se recusado a apresentar qualquer proposta de reajuste nos vencimentos para 2024. A reivindicação dos docentes é de reajustes de 3,69%, em 2024; de 9%, em 2025; e de 5,16%, em 2026. Já a proposta do governo prevê aumentos de 9% em 2025 e de 3,5% em 2026, sem reajuste previsto para este ano.

Além disso, Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) defende para este ano um valor adicional de R$ 2,5 bilhões para recompor o orçamento e elevar o montante para R$ 8,5 bilhões, a fim de aproximar do orçamento de 2017 corrigido pelo IPCA do período.

A cerimónia desta segunda-feira conta com as presenças do ministro-chefe da Casa Cívil, Rui Costa, e dos ministros da Educação, Camilo Santana, e da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos.

Comentários