O Cruzeiro anunciou, na noite desta segunda-feira (1º), a contratação do atacante Lautaro Díaz, de 26 anos. O jogador chegará ao clube celeste depois de passagem pelo Independiente del Valle, do Equador.
Díaz tinha contrato com o Del Valle até 2026 e agora tem vínculo com o Cruzeiro até o fim de junho de 2028. O clube celeste pagou 3 milhões de dólares (cerca de R$ 16 milhões) por 70% dos direitos do atleta.
Apesar do anúncio, o jogador precisará esperar a abertura da janela de transferências, a partir de 10 de julho, para estrear. O Cruzeiro já havia anunciado, em 11 de junho, acordo pela contratação de Díaz.
Quem é Lautaro Díaz
Ex-Independiente del Valle, do Equador, Lautaro Díaz atua centralizado no ataque, mas é móvel e também tem a velocidade como uma de suas valências.
Natural de Buenos Aires, o atacante destro de 1,81m e 73kg “estourou” tarde no futebol. Ele começou a carreira no Estudiantes de Caseros-ARG e estreou como profissional em 2019. Em 2021, Díaz seguiu para o Villa Dálmine-ARG, onde se destacou na Segunda Divisão no ano seguinte com seis gols em 15 jogos.
Daí, seguiu para o Independiente del Valle, clube que defende desde 2022. Na equipe equatoriana, Díaz tem 16 gols e quatro assistências em 59 partidas. Em 2024, são três gols em oito jogos (quatro como titular).
No Del Valle, o jogador conquistou Copa do Equador (2022), Copa Sul-Americana (2022), Supercopa do Equador (2023) e Recopa Sul-Americana (2023). Díaz, inclusive, foi eleito para o time ideal da “Sula” de 2022.
Seabra ganha nova opção para o ataque
Para a função de Díaz, o técnico cruzeirense Fernando Seabra tem no elenco Rafa Silva e o jovem Arthur Viana, de 20 anos. Entretanto, Rafa Silva está em tratamento de uma lesão muscular na coxa direita.
O atacante argentino Juan Ignacio Dinenno seria outra opção. Contudo, ele passou por cirurgia no púbis no dia 29 de maio e é baixa enquanto se recupera do procedimento.
Já o atacante Kaio Jorge, outro reforço do clube, tem características semelhantes a Díaz, mas poderá estrear somente após abertura da janela de transferências.