Apesar de ter sido derrotado pelo Fluminense, o Cruzeiro segue vivo na briga por uma vaga na próxima Copa Libertadores. Para retornar ao torneio continental como um dos seis melhores times do Campeonato Brasileiro, a equipe de Fernando Diniz terá que melhorar o desempenho no returno ou conquistar o título da Copa Sul-Americana.
De folga antecipada por ter jogado na quinta-feira (3), no Maracanã, no Rio de Janeiro, o Cruzeiro viu os principais rivais na luta pelo G6 tropeçarem na sequência da 29ª rodada. Assim como o time celeste, São Paulo, Inter e Bahia não venceram e, consequentemente, deixaram pontos pelo caminho em um momento decisivo da Série A.
Tropeços de São Paulo, Inter e Bahia
Nesse sábado (5), o Tricolor Paulista, quinto colocado, com 47 pontos, perdeu para o Cuiabá, por 2 a 0, na Arena Pantanal, em Cuiabá.
Sexto colocado, com 46 pontos, o Inter ficou no empate com o Corinthians, por 2 a 2, na Neo Química Arena, em São Paulo.
Já o Bahia, sétimo colocado, com 45 pontos, foi derrotado pelo Flamengo, por 2 a 0, na Fonte Nova.
Cruzeiro em busca do G6
Na tentativa de voltar ao G6 do Brasileirão, o Cruzeiro ocupa a oitava posição na tabela, com 43 pontos. Por causa da Data Fifa, o elenco cruzeirense terá um pouco mais de tempo para se adaptar ao estilo de jogo de Diniz antes do confronto direto com o Bahia. O duelo ocorrerá na sexta-feira (18), às 21h30 (de Brasília), no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 30ª rodada do Brasileiro.
Com dois empates e uma derrota pelo Cruzeiro, Diniz pode contar com um retorno importante no setor ofensivo depois da Data Fifa. Em recuperação de uma lesão no joelho direito, o atacante Rafa Silva já faz trabalhos híbridos entre fisioterapia e preparação física e pode voltar a ser relacionado nos próximos jogos.
Caso reúna condições físicas para ser relacionado por Diniz, Rafa Silva surgirá como reserva imediato de Kaio Jorge. Já pelas pontas, Gabriel Veron e o argentino Lautaro Díaz são as peças disponíveis, enquanto Barreal pode ser utilizado como meia-esquerda ou pelos lados de campo.
Quem também vive a expectativa de voltar aos gramados é o meia Vitinho. O jovem, de 20 anos, se recupera de uma lesão muscular na coxa esquerda e está afastado dos gramados há três semanas. A depender da evolução física, o camisa 22 pode ser uma novidade ainda em outubro.