Engler e Fuad traçam estratégias para o segundo turno das eleições em BH
Principais notícias do Dia
Publicado em 08/10/2024

Com a definição do segundo turno em Belo Horizonte, as articulações políticas já começaram a se intensificar. O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), deve decidir até o final desta semana sobre o apoio ao candidato Bruno Engler (PL) no segundo turno das eleições da capital mineira.

Apesar da proximidade entre Zema e Engler, a Itatiaia apurou que reuniões entre as partes ocorrerão nos próximos dias para acertar os detalhes desse apoio. O objetivo é alinhar bem a estratégia e evitar desgastes como os ocorridos na campanha do primeiro turno.

Já o prefeito Fuad Noman, do PSD, deve receber oficialmente o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Nesta segunda-feira (7), o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai apoiar a candidatura de Fuad Noman (PSD) no segundo turno das eleições em Belo Horizonte.

“No caso de Belo Horizonte, o Fuad, o atual prefeito, que apoiou o presidente Lula, foi para o segundo turno e, inclusive, ontem já conversou com ele. O presidente reforçou o apoio ao nome do Fuad, que vai para o segundo turno contra um dos ícones dessa extrema-direita”, disse o ministro a jornalistas após uma reunião com Lula no Palácio do Planalto.

Tensões na campanha do primeiro turno

Fontes da reportagem afirmaram que a equipe de Zema reclamou da falta de espaço na campanha de Mauro Tramonte (Republicanos), que foi derrotado no primeiro turno. O ex-prefeito Alexandre Kalil teria assumido as rédeas da equipe, causando incômodo entre os integrantes ligados a Zema.

Além de Belo Horizonte, apenas Uberaba, no Triângulo Mineiro, terá segundo turno em Minas Gerais. Na disputa, seguem Elisa Araújo (PSD) e Tony Carlos (MDB).

Novas regras para o segundo turno

Com a abertura de mais 20 dias de campanha, novas regras e um novo calendário entram em vigor. A distribuição de material de campanha e caminhadas com apoiadores são permitidas até 26 de outubro, véspera da votação.

A propaganda no rádio e na TV recomeça em 11 de outubro, sexta-feira, e vai até 25 de outubro. O prazo para divulgação de mídia paga na imprensa escrita e na internet, incluindo impulsionamento nas redes sociais, se encerra em 25 de outubro.

O último dia para a realização de debates entre os candidatos será 25 de outubro. Comícios podem ser realizados até 24 de outubro, com duração máxima de duas horas.

Comentários

Chat Online