Atlético e Grêmio duelam por esperança de Libertadores via Brasileiro
Principais notícias do Dia
Publicado em 09/10/2024

Em situação semelhante no Campeonato Brasileiro, Atlético e Grêmio se enfrentam a partir das 19h30 (de Brasília) desta quarta-feira (9), na Arena MRV, em Belo Horizonte. A partida, que havia sido adiada devido às fortes chuvas que assolaram o Sul do país, será válida pela sexta rodada da Série A.

Com 37 pontos e na 10ª colocação, o Galo terá pela frente um adversário que tem dois a menos e que inicia a rodada em 11º. O Tricolor Gaúcho, porém, tem 28 partidas realizadas; uma mais que o Alvinegro. Os dois times miram figurar entre os seis primeiros da competição mais importante do país. Contudo, neste momento, a distância é considerável: o Inter, que fecha o G6, tem 46 pontos.

Cabe lembrar que o objetivo de ambos é utilizar o Brasileirão como porta de entrada para a Copa Libertadores de 2025. Diferentemente do Atlético, que pode conquistar vaga caso vença a Copa do Brasil ou a atual edição do torneio intercontinental, o Grêmio só tem a competição nacional em disputa.

Caso algum integrante do G6 vença a Copa do Brasil, a Libertadores ou a Sul-Americana, ele se tornará G7. Com isto, há a possibilidade de até um G9 na conclusão da 38ª rodada.

Para a partida deste meio de semana, o técnico Gabriel Milito terá baixas importantes, assim como retornos. Apesar de não poder contar com todas as peças do elenco, ele usará o que tem de melhor no momento. O treinador se mostrou bastante irritado após o empate por 2 a 2 com o Vitória, no último sábado (5), e prometeu que a equipe mudará o comportamento no Brasileirão.

Departamento médico cheio no Galo

No departamento médico do clube estão o lateral-esquerdo Guilherme Arana, com lesão muscular; o meia Matías Zaracho, que está em fase final de recuperação da cirurgia de hérnia de esporte; o meia-atacante Bernard, com séria lesão no joelho; e os atacantes Alisson (lesão muscular) e Cadu (rompimento dos ligamentos do joelho).

Convocados do Alvinegro

Outros desfalques não enfrentarão o Grêmio por convocação. São os casos do zagueiro Junior Alonso, que defende o Paraguai; do volante Alan Franco, do Equador; e o atacante Eduardo Vargas, acionado pelo Chile. Eles terão dois duelos nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, entre 10 e 15 de outubro.

Titular do Atlético suspenso

O goleiro Everson é outro que está fora do confronto contra o Tricolor Gaúcho. Expulso na partida da última rodada, contra o Vitória, ele terá que cumprir suspensão.

Retornos para Milito

Poupados na última rodada do Brasileiro, o volante/zagueiro Rodrigo Battaglia e os atacantes Hulk e Paulinho voltam a ser opção.

Grêmio com seis desfalques

O Grêmio tem seis desfalques para a partida contra o Galo. A baixa de última hora foi o zagueiro Kanneman, poupado pela comissão técnica por desgaste físico. O defensor argentino nem sequer viajou a Belo Horizonte com a delegação tricolor na tarde desta terça-feira (8).

O defensor se junta a outras três baixas na defesa gremista: o zagueiro Gustavo Martins (lesionado) e os laterais João Pedro e Fábio (suspensos).

Agora sem Kannemann, o Grêmio conta com Jemerson, Rodrigo Ely, Pedro Geromel, Rodrigo Caio e Natã Felipe à disposição para a defesa.

Convocados para as Eliminatórias

Além das ausências no setor defensivo, o Tricolor ainda não conta com Soteldo e Villasanti, que foram convocados pelas seleções da Venezuela e Paraguai. No total, o time gaúcho tem seis baixas para a partida desta quarta (9).

Mudanças na escalação

Para enfrentar o Galo, a escalação do Tricolor terá pelo menos quatro modificações em relação à formação que iniciou contra o Fortaleza, na última sexta (4). As novidades serão as entradas de Igor Serrote na lateral direita; de Jemerson e Rodrigo Ely na zaga, e do arqueiro argentino Marchesín. Apesar de serem titulares, Villasanti (suspenso) e Soteldo (opção técnica) não começaram o último jogo na Arena.

Atlético x Grêmio

Atlético

Matheus Mendes; Bruno Fuchs (Saravia), Lyanco, Rodrigo Battaglia, Rubens; Otávio, Fausto Vera, Gustavo Scarpa, Igor Gomes (Palacios/Deyverson); Paulinho e Hulk. Técnico: Gabriel Milito

Grêmio

Marchesín; Igor Serrote, Jemerson, Rodrigo Ely e Reinaldo; Dodi, Pepê, Edenilson, Cristaldo e Aravena; Braithwaite. Técnico Renato Portaluppi.

Motivo: 6ª rodada do Campeonato Brasileiro

Data: 9 de outubro de 2024 (quarta-feira)

Local: Arena MRV, em Belo Horizonte

Horário: 19h30 (de Brasília)

Arbitragem: Luiz Flavio de Oliveira (SP)

Auxiliares: Danilo Ricardo Simon Manis (Fifa/SP) e Leandro Matos Feitosa (SP)

VAR: Wagner Reway (Fifa-ES)

Transmissão:

A Itatiaia também transmite a partida pelo 95,7FM, 610AM, e pelos canais oficiais no Youtube (@itatiaiaoficial e @itatiaiaesporte).

Comentários