Furacão chega amanhã a cidade cuja prefeita disse ‘todos vão morrer’
Principais notícias do Dia
Publicado em 09/10/2024

Após Jane Castor, prefeita de Tampa, cidade americana da Flórida, fazer um alerta aos moradores que optarem por ficar em zonas de evacuação enquanto o furacão Milton avança em direção à costa oeste do estado, muitas pessoas se perguntam quando Milton vai atingir a Flórida?

O fenômeno que se formou no fim de semana no Caribe, colocou em alerta as autoridades dos EUA à medida que ele se aproxima da costa da Flórida. Milton é uma das tempestades mais poderosas que se formaram no Atlântico Norte nos últimos anos. E surge apenas duas semanas após o furacão Helene ter causado danos significativos nos Estados Unidos.

“Posso dizer sem qualquer drama: se vocês escolherem ficar em uma dessas áreas de evacuação, vocês vão morrer”, disse Castor a Kaitlan Collins, da CNN.

Quando Milton vai atingir a Flórida?

O Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês) prevê que Milton atinja a costa da Flórida como um “furacão extremamente perigoso” na noite desta quarta-feira (9), horário local. Isso pode acontecer perto da cidade de Tampa, cuja área metropolitana tem uma população de mais de 3 milhões de habitantes.

Os meteorologistas alertam para chuvas torrenciais, inundações repentinas, ventos fortes e possíveis marés de tempestade — que ocorrem quando a água se desloca para o interior a partir da costa. Eles dizem que Milton pode ser a pior tempestade a atingir a área em cerca de um século — com a possibilidade de ondas de 3 a 4,5 metros e até 38 cm de chuvas localizadas.

Onde está o furacão Milton e qual sua rota?

Milton se tornou um furacão de categoria 1 no domingo (6), e tem se deslocado continuamente para o leste, pelo Golfo do México, após passar pela península mexicana de Yucatán. O apresentador de meteorologia da BBC, Chris Fawkes, informou que a tempestade se intensificou explosivamente em um período de 24 horas, virando rajadas de vento sustentadas de 321 km/h.

Milton foi classificado como um furacão de categoria 5 — a mais poderosa —, embora sua força tenha oscilado. Apesar de ter diminuído de intensidade nesta terça-feira (8) antes de voltar à categoria 5, as autoridades alertaram que ele poderia dobrar de tamanho antes de atingir a Flórida nesta quarta.

A previsão é de que o núcleo do furacão passe sobre o centro-oeste da Flórida, e haja uma grande maré de tempestade ao longo de uma faixa da costa do Estado antes de chegar em terra firme.

Em uma atualização na noite de terça-feira (8), o NHC informou que o furacão havia “oscilado” para o sul, levando os meteorologistas a alterar ligeiramente sua trajetória.

Comentários