Todos os corpos das seis vítimas que morreram após um helicóptero do Corpo de Bombeiros cair em Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais, nesta sexta-feira (11), já foram retirados dos destroços da aeronave e agora serão levados para o Instituto Médico Legal (IML), de Belo Horizonte. O prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo (PV), afirmou que o helicóptero explodiu quando colidiu com a serra.
A aeronave caiu, após tentar auxiliar nas buscas de um avião que caiu nesta sexta-feira (11), no distrito de São Bartolomeu, também em Ouro Preto. Ao todo, seis tripulantes estavam a bordo, sendo quatro bombeiros, um enfermeiro e um médico do Samu. Não houve sobreviventes. Mais de 80 pessoas foram empenhadas nas buscas pela aeronave.
O helicóptero foi encontrado após as buscas serem concentradas nas últimas informações de GPS enviadas pelo Vsky e ELT, além de triangulação com antena de celular. As buscas ocorreram por toda a noite.
“Ao chegar lá, a aeronave informou a condição de ausência de seguridade, ausência de segurança para retorno. Essa foi a última informação que tivemos. A partir do momento da comunicação de emergência por esse dispositivo transmissor, rechecamos isso, com envio de equipes ao local, e prontamente todos os esforços para busca e salvamento”, explicou o tenente Henrique Barcelos, porta-voz do Corpo de Bombeiros, em coletiva neste sábado (12).
O tenente confirmou ainda, que a aeronave estava com todas as licenças autorizadas e o helicóptero Arcanjo 4, do Corpo de Bombeiros, caiu em uma região de serra com desnível de 300 metros.
O helicóptero tinha capacidade para 11 pessoas e, segundo o porta-voz do Corpo de Bombeiros, está em operação desde 2014, com todas as manutenções em dia. A reportagem da Itatiaia registrou os destroços do helicóptero em uma trilha de difícil acesso, devido ao mau tempo. Pedaços da aeronave foram encontradas também nas árvores e pela trilha.
Uma, das seis vítimas é o Sargento Wellerson, militar que participou de inúmeras ocorrências, incluindo na tragédia de Brumadinho, quando aconteceu o rompimento da barragem que matou 270 pessoas, no dia 25 de janeiro de 2019.
Acidente com avião matou piloto em Outro Preto nesta sexta-feira (11)
Um avião caiu na tarde desta sexta-feira (11) em Ouro Preto, na Bacia do Rio Doce, em Minas Gerais. O piloto morreu no acidente.
No acidente, conforme o Capitão Wilker, do Corpo de Bombeiros, a aeronave monomotor, de prefixo PS-SLR, que era utilizada para combater incêndios florestais. Segundo o Corpo de Bombeiros, o avião não atuava em incêndios no momento da queda e não estava em operação de apoio a corporação.
O CBMMG confirmou a tragédia e informou que foram mobilizadas três viaturas terrestres e o avião Arcanjo 04, do Batalhão de Operações Aéreas. As equipes confirmaram a morte do piloto.