Após 18 anos do crime, um homem foi preso pelas autoridades policiais na tarde deste sábado (12). Identificado como Pedro Marques Motta, ele era um dos mais procurados em Minas Gerais.
O homem foi condenado a 23 anos e quatro meses de prisão pelo assassinato de um dono de restaurante seguindo de tentativa de assassinato a uma mulher em Cataguases, na Zona da Mata, em 2006.
Pedro Motta foi condenado em 2021 e era procurado desde estão. Após levantamento realizado pelo MPMG-Busca, que deu pistas de sua localização, uma equipe de policiais se deslocou para a Bahia.
O homem foi preso em uma residência rural em Santa Cruz Cabrália, no interior do estado, e foi conduzido para a delegacia local. O Ministério Público afirmou que vai solicitar a transferência do condenado para Minas Gerais.
As equipes percorreram, no total, mais de três mil quilômetros e passaram por diversas cidades e povoados em busca de Pedro Motta.
O mandado de prisão foi cumprido por equipes do Centro de Apoio Operacional das Promotorias Criminais (Caocrim), Grupo de Atuação Especial de Combate aos Crimes Cibernéticos (GAECIBER) e Gabinete de Segurança e Inteligência (GSI).
MPMG-Busca
O MPMG-Busca é um esforço institucional coordenado pelo Caocrim e tem como objetivo cumprir mandados de prisão em aberto.
O programa conta com o apoio da Polícia Militar de Minas (PMMG), Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), Polícia Penal de Minas (PPMG), Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e INTERPOL.