Em uma coletiva de imprensa sobre o acidente de helicóptero ocorrido em Ouro Preto, na noite de sexta-feira (11), e que deixou 6 mortos, incluindo integrantes do corpo de Bombeiros, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), revelou que as buscas realizadas em Brumadinho devem se encerrar no primeiro semestre de 2025.
Romeu Zema, em agradecimento ao corpo de bombeiros que atua, até hoje, no que ele disse ser a maior operação de resgate da história, declarou que as operações estão próximas de serem concluídas.
“Hoje, quase 6 anos depois, temos bombeiros atuando em Brumadinho. Provavelmente a operação será concluída no primeiro semestre do ano que vem, pois material já está sendo esgotado”, afirmou.
Apesar da declaração, Romeu Zema não especificou uma data para concluir a operação, que está ativa há cinco anos. O acidente de Brumadinho ocorreu em janeiro de 2019.
Desde então, 267 corpos, das 270 vítimas, foram encontrados e identificados pelo corpo de bombeiros. Ao todo, em última reportagem da Itatiaia sobre o tema, 8 milhões de metros cúbicos de rejeitos de minério já haviam sido vistoriados (75% de todo rejeito que vazou da estrutura).