Com esperança de conquistar uma vaga na Copa Libertadores de 2025, o Cruzeiro entra em campo neste domingo (8) para o último jogo da temporada. A equipe celeste enfrenta o Juventude, às 16h (de Brasília), no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul.
À equipe do técnico Fernando Diniz só a vitória interessa. Segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Cruzeiro tem 13,4% de chances de classificação à Libertadores do próximo ano.
O Cruzeiro precisa de uma vitória sobre o Juventude e de um tropeço do Bahia contra o Atlético-GO para garantir vaga no torneio internacional.
O time celeste está na nona posição do Campeonato Brasileiro, com 49 pontos, fora do grupo dos oito primeiros que se classificam à Libertadores. O Bahia é o oitavo colocado, com 50 pontos.
A partida contra o Juventude marcará a despedida de Fernando Diniz no Cruzeiro. O treinador não deve seguir no comando do time celeste para a próxima temporada.
Desde que foi contratado pelo Cruzeiro, em 23 de setembro, Fernando Diniz dirigiu a equipe em 14 jogos, com duas vitórias, seis empates e seis derrotas. Com esses índices, o aproveitamento dele é de 28,57%. Vale ressaltar que o contrato entre as partes foi assinado até o fim de 2025.
Time do Cruzeiro
Fernando Diniz terá nove desfalques para o jogo contra o Juventude. As ausências são por lesão ou suspensão.
O treinador celeste não poderá contar com dois jogadores suspensos por terem levado o terceiro cartão amarelo na derrota por 2 a 1 para o Palmeiras, na última quarta-feira (4), no Gigante da Pampulha: o lateral-esquerdo Marlon e o zagueiro Zé Ivaldo.
Além desses, há outros sete jogadores afastados por algum tipo de problema clínico e/ou físico. São eles: o zagueiro Lucas Villalba, os volantes Walace, Matheus Henrique; o meia-atacante Álvaro Barreal; e os atacantes Kaio Jorge, Rafa Silva e Juan Dinenno.
As opções de Diniz para as ausências de Marlon e Zé Ivaldo são, respectivamente, Kaiki e Jonathan Jesus.
Problema físico
Além dos desfalques certos, Diniz terá que observar a condição física de Lautaro Díaz. O atacante reclama de dores há alguns dias, saiu de campo contra o Palmeiras relatando incômodo muscular e demonstrou jogar no sacrifício.
“Estou arrastando uma contusão no músculo posterior (da coxa direita). Estou tentando que isso não influencie no jogo. Não gosto de culpar o meu rendimento em função disso. Posso senti um pouco mais ou um pouco menos (de dor). Esse problema é de antes do jogo contra o Lanús, mas não quero falar que isso influencia no meu rendimento”, disse, após a partida contra o Palmeiras.
Retorno importante
Apesar de tantos desfalques, Fernando Diniz terá o importante retorno do volante Lucas Romero. O argentino volta a ficar à disposição depois de cumprir suspensão automática contra o Palmeiras.
Contra o Palmeiras, cinco garotos da base ficaram como opção no banco de reservas: o zagueiro Weverton, o lateral-esquero Kaiki, o meia-atacante Vitinho, além de Tevis e Kaique Kenji.
Juventude
Matematicamente garantido na Série A de 2025, o Ju busca confirmar sua vaga na Copa Sul-Americana. Há cinco jogos sem perder, o Papo está em 13º lugar, com 45 pontos, já na zona de classificação para a competição internacional. No entanto, para se garantir 100%, o Jaconero precisa da vitória em casa.
Em campo, o técnico Fábio Matias conta com o retorno de Edson Carioca, que foi baixa por desconforto muscular na última rodada. No meio-campo, a dúvida é Nenê. Caso não possa atuar, Mandaca retorna ao posto.
Juventude X Cruzeiro
Juventude
Gabriel; João Lucas, Boza, Lucas Freitas e Ewerthon; Ronaldo, Jadson e Nenê (Mandaca); Lucas Barbosa, Erick Farias e Gabriel Taliari. Técnico: Fábio Matias
Cruzeiro
Cássio; William, João Marcelo, Jonathan Jesus e Kaiki; Lucas Romero, Lucas Silva, Ramiro e Matheus Pereira; Gabriel Verón e Lautaro Díaz
Motivo: 38ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 8 de dezembro de 2024, às 16h (de Brasília)
Local: Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS)
Árbitro: Edina Alves Batista (SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Fabrini Bevilaqua Costa (SP)
VAR: Daiane Caroline Muniz Dos Santos (SP)