Uma semana depois de conquistar a América, o Botafogo confirmou o título do Campeonato Brasileiro neste domingo (8). Diante de mais de 40 mil alvinegros, o Glorioso venceu com o São Paulo por 2 a 1. Com a vitória, o time de Artur Jorge levanta a taça de campeão no Nilton Santos 29 anos depois de seu último troféu nacional.
Savarino abriu o placar no primeiro tempo. Foi a coroação do camisa 10, artilheiro do time no Brasileirão com oito gols. Na etapa final, Willian Gomes descontou para o Tricolor Paulista. No final, Gregore marcou o segundo gol.
Agora, o Glorioso é tricampeão brasileiro. Em 1968, Garrincha, Nilton Santos e companhia conquistaram a Taça Brasil. Em 1995, Túlio Maravilha comandou o título do Campeonato Brasileiro.
A campanha do Glorioso
Com o resultado desta tarde, o Botafogo chegou aos 77 pontos na campanha da Série A. Dono da melhor defesa e do terceiro melhor ataque, o time de Artur Jorge venceu 22 jogos e empatou 11.
A temporada já é histórica com os títulos da Libertadores e do Brasileirão, mas ainda não terminou. A delegação embarca nesta madrugada para a Copa Intercontinental, em Doha, no Catar.
Botafogo impõe seu ritmo
Artur Jorge precisou fazer mudanças no setor defensivo do Botafogo, mas o time impôs o seu ritmo habitual e dominou as ações ofensivas diante de um São Paulo organizado, mas cauteloso.
Pela direita, Luiz Henrique fez boas jogadas e individuais e criou as melhores chances, mas as finalizações não foram boas até os 30 minutos, quando a partida foi paralisada para hidratação.
Aos 33, em cruzamento de LH, Igor Jesus exigiu de Jandrei a primeira intervenção no Nilton Santos. Em dois tempo, o goleiro do São Paulo defendeu a cabeçada do centroavante alvinegro.
Comemoração dupla no Nilton Santos
Minutos depois, a comemoração foi dupla no Nilton Santos. Primeiro, os alvinegros vibraram com o gol sofrido pelo Palmeiras, no Allianz Parque. No ataque seguinte, o Botafogo abriu o placar.
Aos 37 minutos, Marlon Freitas recuperou a bola no meio de campo e acionou Igor Jesus. Com um toque, o centroavante deixou Savarino na cara do gol, e o camisa 10 encobriu Jandrei: 1 a 0!
São Paulo empata
Na volta do intervalo, o Botafogo repetiu o controle da partida, mas um erro de Marlon Freitas colocou o São Paulo no jogo. Willian Gomes recuperou a bola perto da área e empatou aos 17!
Logo após o gol, Artur Jorge acionou Matheus Martins e Allan nos lugares de Savarino e Marlon Freitas, aplaudidos pela torcida. A partir deste momento, o Botafogo valorizou a posse de bola.
O time de Zubeldía também minimizou os riscos. Quando teve a posse de bola, também trocou passes no campo de defesa. Aos poucos, a tensão das arquibancadas foi aliviando.
Redenção de Gregore
Oito dias após é expulso com menos de um minuto na final da Copa Libertadores, Gregoe se redimiu. ele aproveitou falha de Jandrei para definir a vitória do Botafogo e confirmar o título brasileiro.
Glorioso campeão brasileiro!
Aos , o apito final de Anderson Daronco fez a arquibancada do Nilton Santos vibrar em êxtase. Em campo, Luiz Henrique, Almada, Artur Jorge e companhia vibraram com o título brasileiro!
Botafogo 2 x 1 São Paulo
Botafogo
John; Mateo Ponte, Adryelson, Marçal e Alex Telles; Gregore, Marlon Freitas (Allan) e Savarino (Matheus Martins); Almada (Tchê Tchê), Luiz Henrique e Igor Jesus (Tiquinho Soares) - Técnico: Artur Jorge.
São Paulo
Jandrei; Ruan Tressoldi, Alan Franco e Sabino; Igor Vinícius (Michel Araújo), Santi, Marcos Antônio (Rodriguinho), Nestor e Patryck; André Silva (Moreira) e William Gomes - Técnico: Luis Zubeldía
Gols: Savarino (37'/1ºT) e Gregore (47'/2ºT), do Botafogo, e Willian Gomes (17'/2ºT), do São Paulo
Cartão amarelo: Não houve.
Cartão vermelho: Não houve.
Renda e público: R$ 3.000.925,00 / 36.967 pagantes / 41.986 presentes
Motivo: Jogo da 38ª rodada do Brasileirão
Data e hora: 8 de dezembro de 2024, às 16h (de Brasília)
Local: Estádio do Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Assistentes: Bruno Boschilia (PR) e Fabrício Vilarinho da Silva (GO)
Árbitro de vídeo: Daniel Nobre Bins (RS)