A Política Federal cumpre nesta quarta-feira (11) mandados de busca e apreensão e outros nove mandados de prisão em uma operação que investiga organizações criminosas especializadas no transporte ilegal de ouro extraído de terras indígenas para o exterior.
A suspeita da Polícia Federal é que, nos últimos anos, o esquema tenha movimentado cerca de 4 bilhões de reais. Segundo a PF, a investigação se aprofundou no esquema por um ano, e concluiu que o grupo transportou ilegalmente cerca de uma tonelada de ouro, incluindo o mineral extraído da terra dos Mundukuru, localizada no Pará, onde a Polícia Federal destruiu sete acampamentos de garimpeiros mantidos ilegalmente, no início do mês.
A investigação apontou que os integrantes da organização criminosa recrutavam, em sua maioria, estrangeiros para despachar bagagens carregadas com ouro em voos comerciais.
Os mandados são cumpridos nos estados do Pará, Roraima, Amapá, São Paulo, Paraná e Goiás. Além disso, foram apreendidos mais de R$ 615 milhões em bens e valores.