Os cafeicultores de Espera Feliz, nas Matas de Minas, foram destaque na 21ª edição do Concurso Qualidade dos Cafés de Minas, realizado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG). A premiação foi nesta quarta-feira (11), na sede da empresa em Belo Horizonte.
Ao todo, foram sete prêmios para cinco candidatos de Espera Feliz, sendo um deles o grande vencedor. O cafeicultor Onofre Alves Lacerda, de 79 anos, levou o prêmio e fez a festa com a família, que faz parte da história. O café produzido por ele obteve 92,7 pontos.
'É uma satisfação muito grande ser premiado e representar um produto que é do estado. O mais importante que eu consegui na minha vida com tudo isso foi amizade, conhecimento. Meu prazer é colocar um alimento de qualidade na mesa do consumidor’, contou emocionado à Itatiaia.
O senhor Onofre dividiu os ensinamentos e a tradição com a família, e hoje conta com o apoio dos filhos, netos e até bisnetos. A família e os amigos saíram da cidade natal na madrugada desta quarta (10) confiantes em garantir algum prêmio, só não contavam que saíram tão vitoriosos.
‘Tivemos a grata surpresa de ser campeão estadual na qualidade de café. Se Minas Gerais fosse um país, seria o maior produtor de café do mundo. E e hoje, para nós, é da nossa família produtora’, contou José Alexandre Lacerda, filho do seu Onofre.
O café do seu Onofre permite sentir várias notas diferentes, como mel; capim cidreira; açúcar mascavo; limão; laranja; hibisco; pêssego; manga; mamão; floral; cítrico; alecrim e baunilha.
'É muito notório todas as notas e frutas, é um café super saboroso e doce. Eu não vou dizer que ele é único, mas ele é trabalhado com muito carinho, com muito amor da nossa família, e ele é de Espera Feliz’, contou José.
Premiações
O Concurso de Qualidade dos Cafés da Emater-MG é considerado o maior e um dos mais rigorosos do país, por revelar os grãos mais finos e exóticos do estado e contemplar quatro regiões produtoras: Matas de Minas, Cerrado Mineiro, Chapada de Minas e Sul de Minas.
Na 21ª edição foram mais de 1400 inscrições de 146 municípios mineiros, das quatro macrorregiões produtoras do estado. Os avaliadores provaram mais de 13 mil xícaras de café para chegar à escolha dos vencedores.
Consagrado campeão, Onofre ganhou R$ 10 mil do banco Sicoob, patrocinador do concurso. A vice-campeã, também de Espera Feliz, Altilina Evaristo de Lacerda, também ganhou R$ 5 mil.
Além disso, os ganhadores terão os seus cafés comercializados na rede de supermercados Verdemar, com embalagens contendo a foto, a história do agricultor, a nota obtida na competição, características do produto e o selo do concurso.
Veja a lista completa dos ganhadores:
Categoria Café Natural
Cerrado:
1° Lugar - Márcia Mayumi Tomizawa - Carmo do Paranaíba
2° Lugar - Felipe Barbosa Meneses (Fazenda São José) - Ibiá
3° Lugar - Edu Leandro Melo - Pratinha
Sul de Minas:
1° Lugar - Rubens Corrêa da Cunha Júnior - Jacutinga
2° Lugar - André Luis Vieira - Lavras
3° Lugar - Pedro Brás - Vargem Bonita
Matas de Minas:
1° Lugar - Onofre Alves Lacerda - Espera Feliz
2° Lugar - Manoel Protázio de Abreu - Espera Feliz
3° Lugar - Silvânia Veiga Teixeira de Lacerda - Espera Feliz
Categoria Café Cereja Descascado, Despolpado ou Desmucilado
Cerrado:
1° Lugar - Ricardo de Souza Guimarães - Patrocínio
2° Lugar - Beatriz Aparecida de Souza Guimarães - Patrocínio
3° Lugar - Guima Café - Varjão de Minas
Sul de Minas:
1° Lugar - Joaquim Adolfo Pinto Noronha - Dom Viçoso
2° Lugar - Jair Brás - Piumhi
3° Lugar - Flavio Roberto Carvalho Ferraz - Dom Viçoso
Matas de Minas:
1° Lugar - Altilina Evaristo Barbosa de Lacerda - Espera Feliz
2° Lugar - Claudiana Medeiros Lacerda - Espera Feliz
3° Lugar - Ercilei José de Oliveira - Manhuaçu
Chapada de Minas:
Iasmin Fernanda Vilela Resende - Rio Pardo de Minas
*Sob supervisão de Marina Borges ( Itatiaia )