IPVA em MG: após impasse entre governo e deputados, projeto será votado Hoje
Publicado em 12/12/2024 06:55
Principais notícias do Dia

O projeto que adia o vencimento das parcelas do IPVA em Minas Gerais será votado, em segundo turno, no Plenário da Assembleia nesta quinta-feira (12). Ele chega com boas chances de ser aprovado.

A votação acontece depois de muitas tratativas e algumas discordâncias nesta quarta-feira (11). A Itatiaia apurou, porém, que deputados e Governo Zema costuraram um acordo para a votação. A ideia é que seja votado, em plenário, nos termos em que foi aprovado na Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária. O governo concordou em adiar o início da cobrança para fevereiro e os deputados aceitaram manter o pagamento do imposto e três parcelas.

Caso aprovado, o projeto transfere o início da cobrança para fevereiro e mantém as três parcelas para o pagamento.

Tentativas frustradas

O deputado Alencar da Silveira Júnior (PDT), autor da proposta, tentou adiar ainda mais o início da cobrança. Primeiro, de janeiro para março. Depois, aumentar o total de parcelas do pagamento de três para quatro e depois para seis, o que não foi possível.

A Itatiaia apurou que o Governo foi contra, pois complicaria o fluxo de caixa estadual e também o dos municípios, que ficam com 50% do que é arrecadado no IPVA. O impacto seria ainda maior para os pequenos municípios.

Comércio

Representantes do comércio celebram a medida, pois o IPVA se junta ao pagamento do IPTU, material escolar, matrícula escolar e outras despesas de janeiro. Com isso, o movimento no comércio cai e a inadimplência pode crescer.

Comentários