O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), confirmou que duas pessoas morreram e outras duas foram resgatada e hospitalizada na cidade de Estreito, no Maranhão, após a ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA), desabou na tarde deste domingo (22). Outras 8 pessoas continuam desaparecidas.
Os mortos são uma jovem de 25 anos e um homem de 42 anos. De acordo com a PRF, as informações iniciais apontam que três caminhões estavam sobre a ponte no momento do colapso. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), três caminhões caíram na água no desabamento.
Por meio das redes sociais, o governador ainda completou disse que: “Somente com o resultado das operações de mergulho teremos como comprovar o número total de desaparecidos”, disse. Conforme o governador, equipes dos Corpos de Bombeiros atuam no local e fazem buscas pelos corpos.
Equipes dos bombeiros do Tocantins e Maranhão, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e Polícia Rodoviária Federal (PRF) já estão no local. O estado de saúde das vítimas não foi divulgado. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou que o vão central da ponte que ligava as cidades cedeu. A ponte tinha 533 metros de extensão e agora equipes vão avaliar a situação, apurar as possíveis causas e tomar as medidas necessárias.
Conforme a PRF, a ponte desabou por volta das 14h50. O trânsito está bloqueado nas duas entradas da estrutura e as equipes avaliam alternativas para os motoristas que precisam atravessar entre os estados.
Desvio
Conforme a PRF os motoristas podem fazer o seguinte desvio para seguir viagem ao Maranhão:
Acessar a TO que vai de Darcinópolis a Luzinópolis;
Chegar na BR-230 e seguir até km 101, na cidade de São Bento;
Em seguida pegar a direita, sentido Axixá e Imperatriz (MA).
Como segunda opção de rota, a PRF orienta que a partir de Araguaína, o motorista deve seguir sentido os municípios maranhenses de Carolina, Estreito e Imperatriz. O percurso deve ser feito por balsa, por isso se torna mais demorado.