O prefeito de Montes Claros, Humberto Souto, permanece em estado grave nesta terça-feira (24) na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa da cidade no Norte de Minas. Ele sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) no último domingo (22).
Humberto foi a submetido a trombectomia mecânica, cirurgia de desobstrução de artérias, conforme divulgado pela prefeitura na manhã desta terça (24) ,véspera de Natal. O político de 90 anos está sedado e ficará nos próximos dias, como medida de segurança.
O neurocirurgião Luiz Gustavo Biondi, da Santa Casa de Montes Claros e responsável pelo procedimento, explicou que as próximas horas são cruciais.
‘No momento que nós temos uma grande isquemia cerebral e um grande sofrimento cerebral, como foi no caso do nosso Dr. Humberto Souto, nós temos que as primeiras horas são fundamentais para esse procedimento, pois o cérebro passa por um uma resposta inflamatória e através dessa resposta, se for inflamatório o cérebro ele pode inchar. E isso que nós estamos monitorando diariamente’, explica Biondi.
O médico também explicou o motivo da sedação do prefeito. ‘Devido a essas circunstâncias (procedimento), nós optamos por manter a sedação para proteger o cérebro de uma inflamação mais abrangente de uma informação mais importante, sendo assim ele se mantém sedado hoje e também nesses próximos dias’ afirma.
Como o prefeito foi socorrido imediatamente e o procedimento realizado até uma hora após o AVC, os médicos esperam que as sequelas sejam reduzidas.
Conseguimos liberar alguma parte dos vasos, não completamente por isso a nossa preocupação em nosso cuidados, mas grande parte dos vasos foram desobstruídos, a fim de conseguir liberar sangue’, disse o neurocirurgião.
Também na coletiva desta terça (24), o vice-prefeito e prefeito eleito Guilherme Guimarães (União Brasil) demonstrou esperança pelo restabelecimento da saúde de Humberto.
‘Estou torcendo muito para um pronto restabelecimento do prefeito Humberto Souto. A prefeitura continua nas situações normais e o prefeito Humberto Souto, cumprirá seu mandato até de 31 de Dezembro de 2024, que é o prazo estabelecido pela população. Um mandato muito bem construído’, afirma Guimarães.