Um avião com 67 pessoas caiu perto da cidade de Aktau, no Cazaquistão, segundo informam agências de notícias russas na madrugada desta quarta-feira (25), pelo horário de Brasília. O Ministério de Emergências do Cazaquistão foi acionado e citado. Vale destacar, que a aeronave foi fabricada pela Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), segundo a agência Reuters.
Um vídeo do exato momento da queda foi registrado. Segundo a Reuters, os sites de notícias do Cazaquistão havia informado inicialmente que 105 passageiros e cinco tripulantes estavam a bordo. Depois, a informação foi corrigida para 62 passageiros e cinco tripulantes. Autoridades do Cazaquistão disseram que ao menos 27 pessoas sobreviveram ao acidente, com base em informações preliminares. Passageiros feridos foram vistos saindo de uma parte da fuselagem que permaneceu intacta.
De acordo com a Associated Press (AP), das 67 pessoas na aeronave, 28 sobreviveram, sendo que 22 feridos foram hospitalizados. Segundo a agência, mais de 30 pessoas morreram. Os números estão sendo atualizados conforme o trabalho de resgate avança.
A aeronave
A aeronave da Azerbaijan Airlines havia saído de Bacu, capital do Azerbaijão, e tinha como destino a cidade russa de Grózni, capital da Chechênia. A companhia aérea declarou que a aeronave Embraer 190, voo J2-8243, foi forçada a realizar um pouso de emergência aproximadamente 3 km da cidade cazaque de Aktau.
Durante o trajeto, o avião foi redirecionado por conta de um nevoeiro em Grózni. A queda aconteceu em uma cidade portuária do Cazaquistão. Conforme a agência, um vídeo mostrou o avião pegando fogo antes de atingir o solo.
*Matéria em atualização*