A dona do brechó online “Desapego Legal”, Francine Prado, é acusada de dar golpe em diversas pessoas, que cediam itens de luxo para que ela vendesse e nunca recebem o dinheiro da venda. São mais de 220 vítimas, e o calote foi de cerca de R$ 5 milhões.
O esquema foi revelado no Fantástico, da TV Globo. A empresa tem quase 100 processos na Justiça, além de diversos boletins de ocorrência contra Francine e o marido, seu sócio. O site de reclamações ReclameAqui também tem diversas denúncias sobre o brechó.
Uma das vítimas, identificada apenas como Lázaro, pegou peças de luxo de clientes e enviou para Francine vender, em troca de comissão. Em 2024, Francine deixou de realizar os pagamentos de vez. Lázaro, então, precisou pegar um empréstimo de R$ 50 mil com agiotas para pagar os clientes com quem havia feito acordos.
“‘Ah, mas foi vendida.’ Se foi vendida, cadê o dinheiro? Por que não pagar as pessoas que você está devendo? Por que você não vende o carro que você tem? Porque eu vendi o meu carro”, disse ele.
A história de Lázaro é só uma dos diversos golpes dados por Francine e pelo marido. Francine dava desculpas para ele e para outros clientes quanto à falta de pagamento. Algumas vezes ela era irônica. “Eu não sei nem como que é, nunca recebi nenhuma reclamação do Procon”, disse.
O marido de Francine chegou a conversar com a equipe do Fantástico, mas desistiu de dar entrevista e afirmou, em nota, que a empresa passa por dificuldades financeiras, mas que nunca teve a intenção de fraudar ou prejudicar qualquer pessoa.
À Itatiaia, o Ministério Público de São Paulo informou que “recebeu as representações junto às promotorias criminais de São José dos Campos., onde foram requisitadas instauração de inquéritos policiais”. “Ambas estão sob a responsabilidade da polícia civil, que realizará as diligências adequadas para a apuração das responsabilidades e demais circunstâncias do fato”, dizia a nota.
A reportagem não encontrou a defesa de Francine Prado. O espaço segue aberto.
No momento da publicação desta reportagem, a conta do ‘Desapego Legal’ continua ativa no Instagram e, inclusive, uma live está programada para esta segunda-feira (27), às 13h. Os comentários das publicações da conta estão privados.