O prefeito em exercício de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil), se reuniu na tarde desta sexta-feira (31) com o subsecretário de sustentabilidade do Ministério dos Transportes, Cloves Eduardo Benevides, para acertar detalhes sobre o início das obras de duplicação na BR-381, no trecho entre BH e Caeté, na Região Metropolitana. Também participaram do encontro representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
O governo Lula marcou para a próxima quinta (6), em Belo Oriente, no Vale do Aço, a cerimônia “Máquinas na Pista na BR-381". No evento, a gestão petista e a concessionária que venceu a licitação para administrar a rodovia — a Nova 381, vinculada ao grupo 4Um FIP — vão apresentar o plano de obras dos próximos 100 dias da duplicação da BR-381.
Demanda antiga
A duplicação da BR-381 é uma demanda que se arrasta há décadas. Conhecida como “Rodovia da Morte” devido ao alto índice de acidentes, a estrada já passou por três tentativas fracassadas de concessão. O alto custo das obras, os desafios técnicos e a necessidade de desapropriações afastaram investidores em leilões anteriores.
A primeira grande iniciativa ocorreu em 2014, durante o governo de Dilma Rousseff, quando foi assinada a ordem de serviço para a duplicação. No entanto, os trabalhos ficaram paralisados entre 2015 e 2017, com lotes abandonados pelas empresas contratadas.
Em 2024, o leilão realizado pelo governo federal finalmente atraiu o interesse da iniciativa privada. O grupo 4Um venceu a disputa com uma proposta que combinou menor tarifa de pedágio e compromissos de investimento. O contrato prevê R$ 9,34 bilhões em investimentos totais, com R$ 5,5 bilhões voltados para melhorias na rodovia.