América e Cruzeiro se enfrentam nesta quarta-feira (5), às 22h (de Brasília), no estádio Independência, pela 6ª rodada do Campeonato Mineiro. O clássico vale muito para ambas as equipes, que vivem situações distintas em seus grupos.
O América, mandante do jogo, disputa ponto a ponto a liderança do Grupo B com o Athletic. O Coelho ocupa a segunda colocação com 11 pontos, atrás do Esquadrão de Aço. Mesmo assim, uma vitória no clássico pode encaminhar o América na semifinal do estadual, contando também com uma combinação de resultados na rodada.
O Cruzeiro, por sua vez, é o líder do Grupo C, com dez pontos em cinco jogos. Em caso de vitória, a equipe celeste também pode garantir vaga na semifinal. Ainda comandado pelo técnico interino, o Cruzeiro já anunciou o seu novo treinador. A contratação do português Leonardo Jardim foi oficializada nessa terça-feira (4).
Jardim é esperado em Belo Horizonte no próximo sábado (8). Ele, se tudo der certo, acompanhará o clássico com o Atlético direto de um dos camarotes do Mineirão.
América deve ter retorno de titulares
A expectativa é que o técnico William Batista tenha a volta de até três titulares no confronto, que pode confirmar a classificação americana para as semifinais. Na comparação com a vitória sobre o Betim, uma novidade certa é a volta de Matheus Henrique à lateral-direita.
Uma dúvida do comandante está no meio-campo. Com um problema na coxa, Miquéias deu lugar a Felipe Amaral na última partida. O camisa 42 fez trabalhos híbridos no CT Lanna Drumond e pode estar em campo, mas na ausência dele, Amaral pode seguir entre os titulares.
No ataque, David Lopes foi titular contra o Betim, mas diante do Cruzeiro, Jonathas tende a retomar o posto no 11 inicial.
Tidos como titulares da equipe, os meias Alê e Benítez seguem como ausência para tratamento de lesões.
Cruzeiro com mudanças na escalação
Wesley Carvalho promoverá mudanças no time titular do Cruzeiro para o duelo com o América. O técnico interino terá o retorno de jogadores importantes que não estiveram no 11 inicial na vitória por 3 a 1 em cima do Uberlândia, no Mineirão, na quinta rodada.
Pensando na importância dos dois próximos jogos, Carvalho promoverá o retorno de Cássio ao time titular. Na vitória em cima do Uberlândia, na última rodada, o camisa 1 ficou fora por causa de indisposição. Na lateral pela direita, William deve retomar o posto, ocupado por Fagner na última rodada.
Na defesa uma mudança é certa em relação a última partida. João Marcelo sofreu grave lesão no joelho e está fora por tempo indeterminado. Jonathan Jesus deve ser acionado no lugar do camisa 43. Movimento natural, tendo em vista que foi o próprio Jesus o escolhido por Wesley Carvalho quando João Marcelo deixou o gramado do Mineirão no último domingo.
No meio-campo, o técnico interino terá que definir se volta com Lucas Romero ou mantém Walace. O argentino está pendurado com dois cartões amarelos. Se for advertido contra o América, terá que cumprir suspensão automática contra o Atlético.
Outra dúvida na faixa central do campo fica entre Marquinhos e Eduardo. No ataque, Dudu e Gabigol devem ser mantidos.
América x Cruzeiro
Provável América
Matheus Mendes; Matheus Henriqe, Ricardo Silva, Lucão e Marlon; Miquéias (Felipe Amaral); Elizari e Cauan Barros; Fabinho, Figueiredo e Jonathas. Técnico: William Batista.
Provável Cruzeiro
Cássio; William, Fabrício Bruno, Jonathan Jesus, Kaiki, Walace (Romero), Matheus Henrique, Matheus Pereira e Eduardo (Marquinhos); Dudu e Gabigol. Técnico interino: Wesley Carvalho
Motivo: 6ª rodada do Campeonato Mineiro
Data e horário: 5 de fevereiro de 2025, às 22h (de Brasília)
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte
Árbitro: Vinícius Gomes do Amaral
Assistentes: Felipe Alan Costa de Oliveria e Samuel Henrique Soares Silva.
VAR: Emerson de Almeida Ferreira.
Transmissão: A Itatiaia transmitirá a partida no rádio (95.7 FM, em Belo Horizonte e Região Metropolitana, e 610 AM) e exibirá a jornada esportiva no YouTube