A sexta e antepenúltima rodada da fase classificatória do Campeonato Mineiro termina ainda sem um clube matematicamente garantido nas semifinais, e com o Atlético, atual pentacampeão do torneio, correndo o risco de ser eliminado da competição até com um empate no próximo domingo (9), quando encara o rival Cruzeiro, às 16h, no Mineirão, pela sétima rodada.
A eliminação precoce atleticana, com um empate diante do maior rival, acontece se o Betim vencer o Villa Nova, no sábado (8), às 16h, na Arena Vera Cruz, em Betim, o América bater o Tombense, no mesmo dia, às 16h30, no Almeidão, em Tombos, e o Athletic superar o Uberlândia no domingo, também às 16h, no Parque do Sabiá, em Uberlândia.
Esses resultados, somados a um empate do Galo diante da Raposa, no Gigante da Pampulha, tiram o Atlético das semifinais do Estadual depois de 28 anos, pois a última vez que isso aconteceu foi em 1997.
Além da eliminação atleticana, a sétima rodada pode ter todos os semifinalistas definidos. O Betim se classifica vencendo o Villa e contando com derrota do Tombense para o América e pelo menos um empate do Atlético no clássico com o Cruzeiro.
O Athletic se garante matematicamente nas semifinais no final de semana se além de vencer o Uberlândia, no Parque do Sabiá, contar com pelo menos um empate do Atlético.
O América se garante da mesma forma, vencendo o Tombense e contando com empate no clássico do Mineirão.
O Betim se garante matematicamente nas semifinais vencendo o Villa Nova, contando com derrota do Tombense para o América e empate do Atlético.
Para o Cruzeiro se classificar sem depender de nenhum outro resultado, precisa vencer o Atlético. Empatando, terá de contar pelo menos com um empate do Aymorés diante do Democrata-GV, no domingo, às 16h, no Paulo Paschoalino, em Ubá.
Com este cenário, o clássico de domingo ganha cara de decisão para o Atlético, que vai encarar um Mineirão com 60 mil cruzeirenses, pois o mando de campo é do rival e a partida será com torcida única.